upa

Endereço: Rua Mirabela, N° 30 – Torrões, Recife/PE – Cep:  50.640-580
Contato: (81) 3184 4440
Coordenador Administrativo e Financeiro: Gleybson Marques Cysneiros
Coordenadora Médica: Fabiana Wanderley Emerenciano (Médica – CRM/PE 17173)
Atendimento ao público: 24h.
Especialidades: clínica médica, pediatria e ortopedia.
E-mail: coordadm@upatorroes.org

upa

Em 01/04/2010, a Santa Casa de Misericórdia do Recife, firmou o contrato de Gestão nº 002/2010 com a Secretária Estadual de Saúde, assumindo por meio de sua coordenação e corpo diretivo a operacionalização e gestão de ações de serviços de saúde na Unidade de Pronto Atendimento Dulce Sampaio, UPA-Torrões.

Inaugurada em 28/05/2010, a UPA Dulce Sampaio, localiza-se na Rua Mirabela, 30, no Bairro dos Torrões, em Recife-PE; é modulo assistencial, sendo considerada uma das maiores de sua microrregião, pois abrange os bairros: Cordeiro, Engenho do Meio, Iputinga, Jardim São Paulo, Mustardinha, San Martin e Torrões. A Unidade realiza atendimento médico hospitalar de média e alta complexidade, nas especialidades de clínica médica, pediatria e ortopedia.

Com a crescente demanda e procura dos serviços de urgência e emergência, fez-se necessário a reorganização do processo de trabalho do serviço de saúde para que a priorização dos atendimentos levasse em conta os diferentes graus de necessidade e sofrimento. Por isso, em outubro de 2012 foi implantado um Protocolo de Manchester da unidade.

O Protocolo de Manchester de Acolhimento e Classificação de Risco foi criado na Inglaterra no ano de 1994 e atualmente é utilizado em diversos países do mundo. O método consiste em identificar o motivo que levou o paciente a procurar o serviço de saúde e investigar situações de risco para ele.

ESTRUTURA:

Sua área de construção é 1.326,31m² e conta com sala de recepção e de espera, (brinquedoteca), classificação de risco, assistência social, consultórios para atendimento de ortopedia(1), pediatria(2) e clínica médica(4), emergência/sala vermelha(1), curativos e sutura, observação masculina(1), feminina(1) e pediátrica(1), raios x, medicação, câmara escura, morgue, utilidades, equipamentos, e sala de gesso.

Possui ainda áreas de depósito, dispensação de medicamentos, rouparia, almoxarifado, laboratório, acesso de ambulância, posto, escada, acesso principal, segurança, depósito de material de limpeza, laboratório, arquivo, sanitários públicos e farmácia, elevador para cadeirantes, administração, refeitório, vestiário e repouso médico.

Com o perfil de urgência e emergência a UPA Torrões realiza procedimentos de baixa e médica complexidade. Essa unidade conta com suporte ininterrupto de laboratório de patologia clínica de urgência, radiologia, equipamentos para a atenção às urgências, medicamentos, leitos de observação até 24 horas, além de acesso a transporte adequado e interface com a rede hospitalar através da central de regulação médica de urgências e o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel.