Carregando
Educandário São Joaquim

Educandário São Joaquim

Situado a cerca de 125 quilômetros do Recife, no município de Jaqueira, Mata Sul de Pernambuco, o Educandário São Joaquim guarda parte da memória histórica do estado. Localizado em posição estratégica, próximo à divisa com Alagoas, o prédio construído a pedido do imperador Dom Pedro I já foi fortaleza militar, orfanato, internato e hoje funciona como escola de ensino regular e complementar, mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife. 



São cerca de 10 mil metros quadrados de área construída, rodeada por uma vasta área de vegetação de Mata Atlântica preservada, nas terras do antigo Sítio Pimenteira (hoje distrito de Frei Caneca). O local chama atenção pelo imponente prédio, que ainda mantém os ares imperiais.

No térreo, as salas de aula acolhem cerca de 100 estudantes entre quatro e 11 anos, em horário integral. Já nos pavimentos superiores, o cenário é outro. É possível encontrar as marcas do passado, preservadas. Um charmoso hall leva aos aposentos onde a Princesa Isabel e o seu esposo Conde D'eu pernoitaram, quando estiveram na região, após a Guerra dos Cabanos (1832-1836). Por conta da ilustre visita, o orfanato passou a se chamar, na época, Colônia Agrícola Industrial Orfanológica Isabel. Piano, roupeiro, penteadeira, cama, lavabo com detalhes em azulejo português: entrar no espaço é uma viagem ao século 19.

Segundo o historiador Ricardo Antônio Guerra, que é autor do livro "Jaqueira Minha Amada, Sua História e os Personagens que Te Construíram", a estrutura arquitetônica do prédio é em estilo toscano. Foi projetado e construído pelo arquiteto e frei capuchinho Francisco Maria de Vicência, o mesmo que projetou e construiu a Catedral da Penha, no bairro de São José, no Recife.

A capela do São Joaquim é uma atração à parte. Foi projetada em 1872 pelo arquiteto Frei Francisco Maria de Vicência e possui, no teto, afrescos de Francisco Biggio, pintor italiano que morou na cidade por um tempo. Com seu estilo renascentista, idêntico ao de Michelangelo, Biggio deixou sua marca em Jaqueira e no Educandário São Joaquim, que se orgulha de ter a sua própria versão da "Capela Sistina". A bela capela está disponível à população para aluguel de festas de casamento, realização de missas e outras solenidades.




O local também conta com auditório, refeitório, vestiários, brinquedoteca, sala multimídia, consultório odontológico e quadra esportiva. Também abriga quartos de hóspedes no pavimento superior e enormes espaços no pátio onde ocorriam as antigas oficinas de carpintaria, marcenaria, tipografia, alfaiataria etc. Atualmente, há 30 salas vazias e a Santa Casa se mostra aberta a negociar sobre a instalação de projetos e empreendimentos. 

Enquanto no passado a educação era rígida, baseada na disciplina imposta pelos frades capuchinhos, hoje o São Joaquim dá espaço a um ambiente criativo, que estimula a cidadania e a independência dos alunos. Além do ensino regular, são oferecidas, no contraturno, aulas de informática, inglês, artesanato, capoeira, educação física, entre outras atividades. Por oferecer educação gratuita e de qualidade a crianças em situação de vulnerabilidade social (Infantil ao 5º ano), é bastante disputado por famílias da Mata Sul e é considerado um dos maiores colégios de toda a região.

Atividades desenvolvidas:

  • Educação Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano);
  • Educação Física;
  • Ensino religioso, envolvendo leitura de histórias bíblicas, apresentações de peças teatrais, produção de texto e exposição de vídeos;
  • Oficinas de música, dança, teatro e artesanato (no contraturno escolar);
  • Aulas de Informática;
  • Aulas de Inglês;
  • Capoeira;
  • Atendimento nutricional;
  • Atendimento psicossocial;
  • Atendimento odontológico.

Texto: Cínthia Carvalho | Fotos: Bobby Fabisak (Cortesia)