Carregando
Centro Geriátrico Padre Venâncio

Centro Geriátrico Padre Venâncio

Em junho de 1928, o Padre José Venâncio de Melo, então Presidente da Companhia de Caridade (entidade mantida pela Arquidiocese para apoio e amparo a pessoas idosas) fundou esta instituição, com o nome “Asilo da Velhice Desamparada”. Posteriormente, com a mudança da sede para um casarão no bairro da Várzea, o asilo passou a chamar Instituto Padre Venâncio, em homenagem ao seu fundador. Em janeiro de 2011, a Santa Casa de Misericórdia do Recife assumiu a gestão da unidade, que hoje é denominada Centro Geriátrico Padre Venâncio e acolhe apenas mulheres.

O Centro Geriátrico Padre Venâncio tem como finalidade executar a doutrina da Proteção Integral ao Idoso, dedicando-se ao seu bem-estar, na forma estabelecida na lei 8.842/94, que trata a Política Nacional do Idoso e da lei 10.471 de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), por meio da modalidade de Instituição de Longa Permanência.

A entidade atua conforme determina a Política Nacional de Assistencial Social (na modalidade de Proteção Social Especial de alta complexidade), que prevê a garantia da proteção integral, moradia, alimentação e higienização para indivíduos que se encontram sem referência ou em situação de ameaça, violência, negligência ou abandono.

O Centro atende apenas idosas do sexo feminino, em diversos graus de dependência. Atualmente, são 36 idosas atendidas.

Missão:

  • Acolher as idosas carentes;
  • Resgatar a dignidade e a esperança das nossas assistidas;
  • Oferecer assistência médica e nutricional a todas que procuram a nossa instituição, com ou sem família;
  • Melhorar a qualidade de vida de todas as idosas institucionalizadas, inserindo-as em atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer.
  • Respeitar rigorosamente a ética profissional e o compromisso assumido, cumprindo as normas do Estatuto do Idoso e todos os documentos que tratam da questão da pessoa idosa.

Atividades oferecidas:

  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Serviço de Enfermagem;
  • Serviço de Nutrição (oferecendo as seis refeições diárias);
  • Serviços de lavanderia;
  • Serviço social;
  • Apoio religioso;
  • Atividades de lazer.

Para isso, o Centro dispõe de uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos.

 

__________________

Doações:

Somos uma instituição filantrópica, por isso, dependemos de doações para continuar oferecendo o melhor serviço de acolhimento às idosas.

Itens de necessidade para as idosas: Colchas para cama, toalhas, lençóis com e sem elástico, fraldas geriátricas (tamanho M/G), perfume, hidratante, sabonete líquido, shampoo e condicionador de cabelo, bucha para banho, lápis de cor etc.

Itens de necessidade para o Centro: Desinfetante, detergente, sabão em pó, água sanitária, lixeira (banheiro) etc.

Parcerias:

Por meio de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos estaduais/municipais, podemos oferecer às idosas ações voltadas para sua saúde e bem estar.

Seja nosso parceiro!

Campanha:

A campanha “Adote uma idosa” busca atrair voluntários para a vivência no Lar Padre Venâncio. Pessoas que disponibilizem um pouco do seu tempo para acolher uma moradora, seja doando um presente especial, um abraço, um sorriso ou alguns minutos de conversa.