Segurança do paciente em primeiro lugar

A ANVISA divulgou no dia 27/04 o resultado da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente que ocorreram em agosto de 2017. Foram avaliados dois grupos de indicadores:

Indicadores de estrutura:

1. Núcleo de Segurança do Paciente Instituído;
  2. Plano de Segurança Implantado;
  3. Número de lavatórios/pias e insumos para higiene das mãos nas UTI´s, de acordo com as normas vigentes;
  4. Disponibilização de dispensadores contendo preparação alcoólica para a higiene das mãos nas UTI´s, de acordo com as normas vigentes;
  5. Implantação de protocolos:
    • Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente;
    • CIH: IPCS, ITU, PAV e Resistência antimicrobiana.

Indicadores de processo:

1. Conformidade da avaliação (evidências) dos protocolos implantados;
  2. Regularidade da notificação mensal de indicadores de IRAS.

O Hospital Santo Amaro (HSA), que pertence à Santa Casa de Misericórdia do Recife, foi o único hospital de Pernambuco presente na lista dos hospitais avaliados, mostrando seu comprometimento com a melhoria da qualidade da assistência prestada e o comprometimento com a segurança do paciente.
Segundo a diretora médica da unidade, Drª Roberta Almeida, “este resultado foi graças ao empenho de toda a equipe técnica em promover as práticas de segurança do paciente e dos colaboradores por aderirem às mesmas, fazendo do cuidar seguro uma prioridade no HSA”, destacou.

Link da pesquisa: clique aqui.

Postado por: admin