CNPJ. 10869782/0004-04

Av. Cruz Cabugá, 1563 - Santo Amaro - Recife - PE
(81) 3412.3800

Diretoria Médica: Roberta Almeida
diretoriahsa@santacasarecife.org.br
(81) 3412.3803

ATAS
AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS
BALANÇO
CERTIDÕES
CONTRATOS E ADITIVOS
DOAÇÕES
ESTATUTO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
PRESTAÇÃO DE CONTAS
REGIMENTO E REGULAMENTOS

História

hsa

A história do Hospital Santo Amaro começou no Hospital Pedro II, na cidade do Recife, em uma enfermaria conhecida como Asilo de Mendicidade, destinada a acolher mendigos da referida cidade. Com o aumento da demanda e a precariedade do prédio, reconheceu-se a necessidade da construção de um novo edifício.

Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, o Hospital Santo Amaro foi projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, sendo construído um prédio em estilo neoclássico. A instalação oficial se deu no dia 25 de março de 1870, com a inauguração de uma sede própria na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, Região Central do Recife, onde está localizado até hoje.

Desde o início, a instituição assumiu um papel assistencial como asilo para idosos e mendigos. Posteriormente, após passar por reformas e várias adaptações para atuar como hospital geral elementar, iniciando a diversificação de suas atividades, o prédio deu espaço ao Hospital Santo Amaro, atual sede da Santa Casa, que atende gratuitamente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com a participação das religiosas da Congregação Filhas de Sant’Ana, que prestam assistência religiosa aos enfermos.

Atualmente, o HSA atende gratuitamente diversas especialidades médicas, disponibilizando, inclusive, uma moderna e bem equipada UTI. Embora não disponha de um atendimento de emergência, a unidade funciona initerruptamente 24 horas com atendimento de médicos plantonistas.