Hospital Santo Amaro passa a disponibilizar tratamento gratuito de feridas profundas

O Hospital Santo Amaro (HSA), instituição administrada pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, agora conta com um serviço especializado e gratuito para tratar feridas profundas. O projeto SOS Feridas Médicas, criado pelo médico Pedro Pita, oferece orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de feridas abertas, decorrentes de acidentes, de úlceras varicosas e de lesões por pressão, popularmente conhecidas como escaras. Além das consultas, os pacientes têm direito a curativos e cirurgias reparadoras, caso seja necessário.

Dr. Pedro Pita, cirurgião plástico que criou o projeto SOS Feridas Médicas (Foto: Divulgação)

Para Pedro Pita, a parceria com o Hospital Santo Amaro veio em um momento essencial. “Depois da criação do projeto, a procura pelo atendimento superou minhas expectativas. Recebi chamadas de pessoas com feridas crônicas que precisam de ajuda para orientar os seus curativos e fazer as cirurgias. Foi aí que a superintendência do HSA, na pessoa do Dr. Raul Mariz, abriu as portas para o SOS Feridas Médicas, com a ajuda do dr. Romeu Krause, da drª Sylvia Lemos, dentre outros médicos da instituição”, comemora.

No Hospital Santo Amaro, o grande objetivo da parceria será a prevenção de úlceras varicosas e o atendimento especial aos pacientes com diabetes e insuficiência vascular. “Vamos fazer o atendimento acoplado, multidisciplinar, com a prevenção naqueles pacientes que já estão internados na UTI, acamados por dez, quinze dias. E tratar, também, aqueles que dão entrada no hospital, demandados do Estado e da Prefeitura, já portando escaras de decúbito, que são aquelas úlceras grandes na região dos glúteos e das coxas”, explica o médico.

No HSA, o projeto SOS Feridas Médicas atende às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Serviço:
SOS Feridas Médicas no Hospital Santo Amaro
Endereço: Av. Cruz Cabugá, 1563
Dia/horário: Quartas-feiras, das 14 às 17h (mediante encaminhamento da Prefeitura)