Evento reconta história e comemora aniversário do Educandário São Joaquim

Apresentações culturais, aulão de história, bolo e um tour pelo passado: foi assim que o Educandário São Joaquim comemorou os seus 132 anos de fundação. Realizado no dia 29 de agosto, o evento contou com a presença do superintendente geral da Santa Casa Recife, Raul Mariz, além da gerente de Educação e Assistência Social, Esmeralda Moura; da assessora jurídica Rebecca Barbosa; do prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade; de diretoras das demais unidades da Santa Casa; representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Tutelar, pais e outros convidados. ⠀

O Educandário São Joaquim é considerado uma relíquia preservada na Mata Sul do Estado. Localizado no município de Jaqueira, ele ainda guarda muitas memórias do século 19. A escola completou 132 anos no dia 22 de agosto, mas a história do prédio vem de muito antes. O local já foi uma importante fortaleza militar, no período do Império, e já abrigou, inclusive, a princesa Isabel e seu esposo durante uma noite. Também já serviu como orfanato e como internato. Hoje, ele funciona como escola de ensino complementar e regular, mantida pela Santa Casa de Misericórdia.

Toda essa história foi detalhada durante uma aula com o historiador Ricardo Guerra, que trouxe registros, fotografias e curiosidades. Ele também acompanhou os convidados em um tour “de volta ao século 19”, que incluiu uma visita aos aposentos da Princesa Isabel, a bela capela, em estilo toscano, as salas onde ocorriam as oficinas, além dos pavimentos que atualmente estão desocupados – mas que eram os antigos dormitórios dos jovens internos.

Para reviver a visita da Princesa Isabel e seu esposo, Conde d’Eu, dois alunos vestiram figurino inspirado na época, representando o casal da realeza portuguesa que pernoitou no São Joaquim. A história da instituição também foi declamada em forma de poesia em cordel. Além das apresentações de dança, os alunos também participaram da decoração de todo o prédio, que exibia cartazes com curiosidades sobre o educandário. Ao fim do evento, os convidados puderam levar um pouco do São Joaquim para casa: as lembrancinhas da festa foram vasos com mudas de plantas típicas da cidade. ⠀

A diretora da unidade, Jane Pedrosa, destacou o compromisso de todos para a realização da festa. “Todos os colaboradores se empenharam muito para fazer desta comemoração um dia especial, assim como nossas crianças. Foi lindo vê-las se apresentando com tanto entusiasmo, dedicação e união”, afirmou. Para o superintendente geral da Santa Casa, Raul Mariz, o sentimento era de orgulho: “Estou feliz em estar aqui, prestigiando esse evento, com essas crianças lindas e inteligentes, que serão os nossos médicos, advogados, professores, nossos profissionais do futuro. Queremos, cada vez mais, trabalhar para conseguir recursos para este educandário e todas as nossas instituições de Educação e Assistência Social”.

Confira algumas fotos do evento:

Texto/fotos: Cínthia Carvalho – Comunicação Santa Casa Recife