Dom Fernando preside missa dos 160 anos da Santa Casa de Misericórdia

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu a celebração eucarística em ação de graças pelos 160 anos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Recife. Responsável pelo Hospital Santo Amaro, a Santa Casa de Misericórdia é uma organização sem fins lucrativos, de assistência pública, subordinada à Arquidiocese. A celebração reuniu, na capela do hospital, funcionários, conselheiros e apoiadores.

Para ver outras imagens, clique aqui e acesse o álbum em nosso Facebook.

O arcebispo acredita que a colaboração dada, pela Santa Casa, aos cidadãos e fiéis da Região Metropolitana, é fundamental. “É um trabalho árduo, gratuito, de acompanhamento da saúde e educação de um povo que passa por muitas necessidades, algumas existenciais, e por isso merece toda atenção do Estado e da igreja”, comentou.

História

A Santa Casa de Misericórdia do Recife foi oficialmente instalada na capital pernambucana pela lei provincial nº 450 de 1858. Os arquivos da Fundação Joaquim Nabuco, no entanto, registram sua inauguração em 29 de julho de 1860, incorporando a Santa Casa de Olinda em 06 de agosto do mesmo ano. Sua missão, à época, destinava-se ao atendimento dos órfãos do estado de Pernambuco e à prestação de serviços de saúde, por meio da administração de instituições como o Hospital dos Lázaros, Hospício dos Alienados, Asilo de Mendicidade, Casa dos Expostos e Colégio de Órfãs.

O objetivo principal dos serviços desenvolvidos pela entidade fundamenta-se na disponibilidade dos serviços de saúde, conforme preconiza o SUS, para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, proteção social ao idoso através de Instituição de Longa Permanência e atividades socioeducativas destinadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Pascom AOR

Postado por: admin