Com atividades lúdicas, abrigos da Santa Casa Recife celebram o Dia dos Idosos

Cerca de 85 idosos são acolhidos, atualmente, nas duas Instituições de Longa Permanência (ILP) mantidas pela Santa Casa de Misericórdia do Recife. Muitos têm histórias de vida difíceis, mas o cuidado e o amor que recebem, diariamente, têm ajudado a passar os anos com mais dignidade e longe da solidão. Como parte das comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Abrigo São Francisco de Assis e o Centro Geriátrico Padre Venâncio promoveram diversas atividades para valorizar e proporcionar um dia diferente aos moradores dos asilos.

As idosas do Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea, tiveram uma semana inteira de festividades. A programação começou com uma bênção do Padre Bosco a todas as assistidas e funcionárias da unidade. A festa teve a presença da gerente de Educação e Assistência Social da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura, e também de Cynthia Nunes, diretora do Educandário Magalhães Bastos, unidade também mantida pela Santa Casa e situada no mesmo bairro. Estudantes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também participaram da comemoração, realizando atividades cognitivas e sorteio de prêmios para as moradoras do abrigo. Além deles, 18 voluntários da Brigada da Alegria, projeto da ONG Moradia e Cidadania, visitaram a instituição, doando materiais de higiene, bijuterias, camisas, livros, lanches e, claro, muito carinho e atenção às idosas.

Com alegria, ansiedade e com a colaboração do Projeto Praia Sem Barreiras e a Equipe Multiprofissional da Santa Casa, as idosas do Lar Padre Venâncio também foram à praia de Boa Viagem, no Recife. Muito emocionada, Dona Tereza Cavalcante, que fazia anos que não via o mar, agradeceu pela iniciativa: “Hoje eu estou feliz e emocionada. Eu não esperava nunca. Achei que nunca mais fosse vir à praia. Muito obrigada, meu Deus! Muito obrigada!”. As idosas também participaram de uma oficina de culinária, onde puderam fazer pizza e salgadinho de queijo. A oficina foi conduzida pela nutricionista Tenise Nascimento. 

Para finalizar a semana de comemorações, uma missa de Ação de Graças à Semana do Idoso foi realizada, seguida de um bingo beneficente, que reuniu muitas pessoas, entre convidados, funcionários, familiares e parceiros. “A festa foi muito animada! Os convidados e as idosas dançaram e cantaram músicas dos mais variados ritmos. Somos muito gratas a todos que, de alguma forma, contribuíram para essa linda festa no decorrer da Semana do Idoso”, afirma Maria do Rosário, diretora da instituição.

Já no Abrigo São Francisco de Assis, em Palmares, o Dia do Idoso foi comemorado juntamente com o Dia das Crianças. Realizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o 1º Encontro Intergeracional de Palmares aconteceu na última quinta-feira (10/10) e reuniu gerações, com bastante música, dança e troca de experiências. O evento levou crianças e adolescentes que vivem no Lar Casa de Heleninha e na Associação Social Paróquia Palmares (ASPP) para conhecer a realidade de um asilo. Também houve lanche e entrega de presentes. Durante a festa, um dos moradores do Abrigo, Antônio Juvino, falou sobre a sua satisfação em fazer parte da instituição. “Faz muitos anos que eu estou aqui. Eu vivia sozinho em uma casa, em um quarto. Pedi para os meus filhos me trazerem para aqui e estou bem satisfeito! O abrigo é meu e de todos. Estou bem satisfeito, graças a Deus!”, disse.

 

Texto: Comunicação Santa Casa Recife
Fotos e vídeos cedidos pelas unidades