Centro Geriátrico Padre Venâncio completa 92 anos e pede doações

O Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado na Várzea e sob administração da Santa Casa de Misericórdia do Recife, completa, nesta quarta-feira (17/06), 92 anos de existência, sendo o abrigo para idosos mais antigo de Pernambuco. A unidade atende 50 idosas do gênero feminino com a missão de assisti-las em seu momento de maior vulnerabilidade, em que estão sozinhas, sem seus familiares ou referências de cuidado. Durante este período de pandemia do novo coronavírus, a instituição precisa de doações para se manter e assegurar os protocolos sanitários de prevenção à doença. Além de produtos de higiene, limpeza e cestas básicas, o abrigo também tem tentado conseguir a doação de um tablet para que possa implantar um projeto de visitas virtuais às idosas atendidas.

Fundado em 1928 pela Companhia de Caridade, com o nome de Asilo da Velhice Desamparada, o centro geriátrico passou a ser gerido pela Santa Casa em janeiro de 2011, quando também começou a atender mulheres encaminhadas pela rede pública municipal e pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Lá, as idosas que estão sem referência familiar ou em situação de ameaça, negligência, violência ou abandono recebem moradia, alimentação e higienização, assistência médica, atividades educativas e culturais, entre outros serviços.

Durante este período de pandemia, os cuidados com essas senhoras foram redobrados, já que pessoas idosas são consideradas grupo de risco para a Covid-19. “Temos o orgulho de afirmar que todas elas foram testadas e, felizmente, nenhuma testou positivo para o vírus, graças ao esforço de todos os nossos colaboradores de linha de frente que estão cuidando delas, sem deixar de oferecer todos os cuidados assistenciais e nutricionais”, afirma, aliviada, a gerente de Educação e Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia do Recife, Esmeralda Moura.

Para evitar o contágio, todas as visitas presenciais de grupos e de familiares foram suspensas desde o início da pandemia, além de todas as atividades externas. Esmeralda afirma que muitas têm estado tristes com essa ausência do mundo exterior e foi a percepção dessa carência que fez com que a Santa Casa sentisse a necessidade de um projeto de visitas virtuais.

“Tivemos a ideia de obter um equipamento, um tablet, para que pudéssemos fazer chamadas com os grupos de visita e os familiares dessas idosas periodicamente, para que elas possam ter um momento de interação com os parentes e amigos, com os laços que elas criaram fora daqui. Estamos buscando iniciativas para se sensibilizar com elas e ajudar nisso. Não é algo tão caro, mas tem custo e no momento não podemos arcar com ele”.

Segundo ela, a ideia vai impactar de forma positiva o dia a dia dessas mulheres. “Estamos sempre mobilizando a sociedade para aquisição de fraldas geriátricas, alimentos, produtos de higiene e limpeza. Mas essa ideia das visitas com o tablet vai com certeza marcar esse momento tão difícil, além de ser um bom presente para o aniversário do Centro Geriátrico Padre Venâncio”, afirma.

O abrigo disponibilizou uma conta bancária, que aceita qualquer valor de doações, sempre bem-vindas nesse período de gastos extensos com produtos de higiene e limpeza que garantem os protocolos sanitários de segurança para as idosas. As doações podem ser combinadas pelo telefone (81) 3271-0352.

Dados Bancários:

Banco: Santander

Agência: 3909

C.C: 13002511-4

CNPJ: 10.869.782/0007-49

Serviço:

Centro Geriátrico Padre Venâncio

Endereço: Avenida Afonso Olindense, 1764 – Várzea, Recife-PE

Telefone: (81) 3271-0352

 

Assista ao vídeo comemorativo dos 92 anos do CGPV: