Workshop treina equipes do HSA para cuidados básicos com as ostomias

Workshop treina equipes do HSA para cuidados básicos com as ostomias

As ostomias, ou estomias, são procedimentos cirúrgicos muito comuns e que ainda causam muitas dúvidas. Como forma de orientar profissionais de saúde sobre os cuidados básicos neste tratamento, foi realizado, no último dia 28, o 1º Workshop de Estomaterapia do Hospital Santo Amaro (HSA). O encontro foi conduzido pela estomaterapeuta convidada Patrícia Figueiredo e contou com a participação de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes da área de saúde.

“Os pacientes que são submetidos a cirurgias abdominais, de cabeça e pescoço, urológicas, podem ter estomas, como colostomias, traqueostomias, cistostomias, ileostomias... Então o objetivo foi treinar as nossas equipes sobre como manusear os diversos materiais possíveis e, também, como levar essas informações ao próprio paciente, para que eles possam se cuidar adequadamente após a alta”, explicou o médico-cirurgião do HSA, Pedro Gonzaga, um dos organizadores do evento. “O tema é muito pertinente e o workshop atingiu demais as expectativas”, completou o médico.

Agradecemos a presença da nossa convidada Patrícia Figueiredo e de todos os participantes. Em breve, teremos mais workshops voltados à capacitação das nossas equipes, buscando a melhoria da assistência aos nossos pacientes.