Carregando
'Proteger e cuidar são atos de amor' foi o tema da Sipat 2020
23 Nov

'Proteger e cuidar são atos de amor' foi o tema da Sipat 2020

Compartilhe esse artigo

Com o objetivo de conscientizar e reforçar os cuidados com a segurança e a saúde dos colaboradores, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) iniciou na última segunda (16/11) e encerrou nesta sexta-feira (20/11), no Hospital Santo Amaro (HSA), unidade mantida pela Santa Casa Recife.

A abertura do evento, que teve como tema “Proteger e cuidar são ator de amor”, foi marcada por uma live voltada aos líderes, comandada pela psicóloga organizacional Andrea Pedroza. Os colaboradores tiveram cinco dias de muito aprendizado Diálogos Diários de Segurança (DDS), que abordaram assuntos como prevenção de ISTs/AIDS, acidentes com escorpiões e acidentes com perfurocortantes. Um dos DDS destacou, ainda, a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, fazendo alusão ao Novembro Azul. 

Uma das novidades desta edição foi o “Alô Sipat”, uma maneira que os organizadores encontraram de premiar aqueles mais engajados nas palestras. A atividade funcionava assim: a equipe do SESMT entrava em contato com colaboradores e fazia perguntas sobre o DDS do dia. Se eles acertassem, ganhavam um brinde. “O pessoal foi bastante receptivo com essa ideia. Acharam criativo! Alguns setores se empenharam muito em acertar as perguntas, como a Manutenção, Marcação de Consultas, Nutrição, Almoxarifado e Recepção Central”, conta a técnica de Segurança do Trabalho, Andreza Santos, que esteve à frente das ligações.

No último dia, o evento trouxe o DDS “A importância da vacinação” e encerrou com uma campanha de imunização entre os colaboradores. Foram aplicadas vacinas contra tétano e difteria (dT), tríplice viral (que previne contra sarampo, rubéola e caxumba), hepatite e Influenza (H1N1). Júlio Marques, auxiliar de Almoxarifado, aproveitou o incentivo da Sipat para atualizar as doses que faltavam na caderneta. “É importante cuidar de si para, então, cuidar do próximo, né?”, disse o colaborador. Dos cinco anos que trabalha na Santa Casa, Júlio já foi “cipeiro” três vezes e costuma sempre participar das atividades. “Proteger e cuidar são atos de amor”, acrescenta ele, referindo-se ao tema da Sipat este ano.

“Foi uma semana extremamente importante para a instituição e seus colaboradores”, resumiu Paula Fellows, enfermeira da Educação Permanente e atual presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Para a coordenadora do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Camila Quintino, a Sipat 2020 proporcionou muito conhecimento e integração entre as equipes. “Houve muita dedicação sobre os temas abordados e é gratificante saber que pudemos contribuir com a Cipa”, disse. 

O SESMT e a Cipa promovem a Sipat anualmente, em conformidade com a legislação. A gerente de Pessoas da Santa Casa Recife, Érika Passos, acredita que o evento, que envolve colaboradores de diversos setores, é fundamental para fortalecer a cultura organizacional da saúde e da segurança do trabalhador. “Parabéns ao SESMT e à equipe integrante da Cipa do HSA pela organização da Sipat. Sem dúvida, foi uma semana muito produtiva e de reflexão na prática segura do trabalho por todos os nossos funcionários”, completou.

Confira algumas fotos do evento: