Ato pela sobrevivência: Santas Casas e hospitais filantrópicos paralisam serviços
19 Abr

Mais de 1.800 Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o Brasil paralisam seus atendimentos, nesta terça-feira (19), durante 24h, para chamar a atenção da sociedade civil e do poder público para uma das maiores crises financeiras do setor. Nós, que fazemos a Santa Casa Recife, apoiamos a iniciativa e pedimos para que toda a população participe do ato, assinando a petição online: Eu Apoio as Santas Casas e hospitais filantrópicos do Brasil

Apesar de apoiarmos o movimento, informamos que o nosso Hospital Santo Amaro (HSA) não irá paralisar os atendimentos e que os usuários podem ficar tranquilos, pois estão mantidas as consultas, as cirurgias eletivas e demais serviços. O HSA realiza uma média de 2 mil consultas mensais no Ambulatório SUS e cerca de 320 cirurgias. Por ano, mais de 400 mil pessoas são atendidas pelos diversos serviços oferecidos na unidade.

“Precisamos do apoio de toda a população e dos entes públicos para a manutenção do nosso hospital, que hoje oferece 130 leitos de clínica médica, cirúrgica e UTI, e é considerado uma importante retaguarda da saúde pública do estado de Pernambuco”, afirma a diretora médica do HSA, Fabiana Emerenciano.

O movimento, intitulado #ChegadeSilêncio, é encabeçado pela Confederação das Santas Casas (CMB). De acordo com a entidade, as 1.824 Santas Casas e hospitais filantrópicos, que dispõem de 169 mil leitos hospitalares, 26 mil leitos de UTI e atendem a mais de 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade, formam a maior rede hospitalar do SUS. Em cerca de 800 municípios, a Santa Casa é o único hospital da localidade.

Ainda segundo a CMB, além do abastecimento de materiais e medicamentos com altos preços, a situação se agravou com a pandemia da Covid-19 e o setor necessita de R$ 17,2 bilhões para cobrir dívidas e não paralisar serviços nestas unidades hospitalares.

#santascasas #hospitaisfilantrópicos #instituiçõesfilantrópicas #filantropia #terceirosetor #SUS #hsarecife