Nota de esclarecimento sobre a doação do terreno do Hospital da Tamarineira
12 Nov

Nota de esclarecimento sobre a doação do terreno do Hospital da Tamarineira

A Santa Casa de Misericórdia do Recife, instituição filantrópica vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife, vem a público informar que manifestouinteresse em aderir ao Decreto Municipal nº 34.113/2020, propondo a doação do terreno onde está situado o Hospital Ulysses Pernambucano, também conhecido como Hospital da Tamarineira, para ser transformado em um Parque Público. Com a doação do terreno de sua propriedade, a Santa Casa espera contribuir para a preservação daquela Unidade de Conservação da Paisagem, que irá servir como mais uma opção de lazer e cultura para a população.

A Santa Casa se orgulha de ter contribuído com umaparte da história do Hospital da Tamarineira, que é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. A instituição filantrópica foi a administradora desta unidade de saúde entre os anos de 1883 e 1924, atendendo e acolhendo pessoas com distúrbios mentais que, na época, ficavam nos arredores da cidade, distantes do núcleo urbano. Em 1930, o Hospital da Tamarineira passou a ser dirigido pelo médico Ulysses Pernambucano, que o restaurou e emprestou seu nome ao local – hoje gerido pelo poder público.

Esperamos, com isso, ter contribuído para o esclarecimento da população em relação às notícias que têm sido veiculadas nos meios de comunicação e mídias sociais.

Santa Casa de Misericórdia do Recife

Arquidiocese de Olinda e Recife