Um mimo simples, mas cheio de significado, foi entregue a jornalistas dos principais veículos de comunicação locais na tarde desta terça-feira (10/08). O press kit, como é chamado o presente, foi uma maneira diferente de divulgar para a imprensa o aniversário de 163 anos da Santa Casa de Misericórdia do Recife, comemorado em agosto, e também relembrar um pouco da história da entidade e dos diversos serviços prestados à população nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
No kit, idealizado pelo setor de Comunicação da instituição, cada área é representada por um brinde. Mantenedora do Hospital Santo Amaro, gestora da UPA Torrões e pioneira na Saúde no País, a Santa Casa Recife tem como missão, desde o século passado, o cuidado com as pessoas. O frasquinho de álcool gel 70% é o item que reforça essa proteção e foi cedido pelos parceiros dos Anjos Multiplicadores.
Quem trabalha com Comunicação sempre precisa fazer anotações. Pensando nisso, o kit traz um bloquinho personalizado, que remete às duas unidades de Educação que a Santa Casa Recife mantém – o Educandário São Joaquim e o Colégio Santa Luísa de Marillac. Esse item foi uma doação do Bits Studio Gráfico, mais um parceiro que veio para somar à ação.
Os jornalistas também vão poder degustar os Biscoitos Solidários, que são comercializados com o objetivo de construir uma cozinha comunitária no Educandário Santa Tereza, voltada à geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, em Olinda. Esse é apenas um dos inúmeros projetos de inclusão que beneficiam mais de 500 pessoas (entre crianças, idosas e pessoas cegas e com baixa visão) nas cinco unidades de Assistência Social da Santa Casa Recife.
O kit ainda contém um mini cacto, plantado em vasinhos pintados à mão por moradores das Unidades de Acolhimento (UAs). Nas UAs, homens e mulheres que enfrentam problemas decorrentes do abuso de álcool e outras drogas são acolhidos temporariamente para seu tratamento, sob a bandeira da humanização. Esse é um dos seis projetos que a Santa Casa administra, em cogestão com a Prefeitura do Recife.
A coordenadora de Comunicação da Santa Casa Recife, Cínthia Carvalho, explica que a proposta é estreitar o relacionamento com os veículos de imprensa, para que eles conheçam mais de perto a obra social da entidade e possam dar mais visibilidade à causa. “Queríamos algo que tivesse a cara da nossa instituição, que fosse simples, sem muito custo, mas que tivesse um significado. A ideia do cacto remete à própria história da Santa Casa Recife, uma entidade filantrópica e centenária, que resiste à escassez, se adapta às dificuldades, e que acredita na força e beleza da sua trajetória”, afirma.
No dia seguinte à entrega, alguns jornalistas já compartilharam o mimo em suas redes sociais. Foi a primeira vez que a instituição produziu e entregou um press kit e a ideia, segundo Cínthia, é presentear, também, alguns influenciadores digitais até o fim da semana. “Conseguimos, com muito suor, produzir 50 kits. Todo mundo que via, queria um também. Recebemos comentários na rede perguntando até se vamos colocá-lo à venda. Realmente foi algo muito delicado e especial", conta.
"Agradecemos aos parceiros que surgiram no nosso caminho, em especial à nossa agência Maúna, que elaborou toda a identidade visual e nos deu apoio na logística. E a todas as mãos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso dessa ação. Estamos felizes com o resultado”, completa Cínthia.
Confira o vídeo com detalhes do brinde:
Texto: Gabriela Santos / Comunicação Santa Casa Recife
Edição: Nathalya Silva / Comunicação Santa Casa Recife
Imagem: Cínthia Carvalho / Comunicação Santa Casa Recife