Carregando
Em ação comemorativa pelos seus 163 anos, Santa Casa Recife presenteia jornalistas pernambucanos
12 Ago

Em ação comemorativa pelos seus 163 anos, Santa Casa Recife presenteia jornalistas pernambucanos

Compartilhe esse artigo

Um mimo simples, mas cheio de significado, foi entregue a jornalistas dos principais veículos de comunicação locais na tarde desta terça-feira (10/08). O press kit, como é chamado o presente, foi uma maneira diferente de divulgar para a imprensa o aniversário de 163 anos da Santa Casa de Misericórdia do Recife, comemorado em agosto, e também relembrar um pouco da história da entidade e dos diversos serviços prestados à população nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

No kit, idealizado pelo setor de Comunicação da instituição, cada área é representada por um brinde. Mantenedora do Hospital Santo Amaro, gestora da UPA Torrões e pioneira na Saúde no País, a Santa Casa Recife tem como missão, desde o século passado, o cuidado com as pessoas. O frasquinho de álcool gel 70% é o item que reforça essa proteção e foi cedido pelos parceiros dos Anjos Multiplicadores.

Quem trabalha com Comunicação sempre precisa fazer anotações. Pensando nisso, o kit traz um bloquinho personalizado, que remete às duas unidades de Educação que a Santa Casa Recife mantém – o Educandário São Joaquim e o Colégio Santa Luísa de Marillac. Esse item foi uma doação do Bits Studio Gráfico, mais um parceiro que veio para somar à ação.

Os jornalistas também vão poder degustar os Biscoitos Solidários, que são comercializados com o objetivo de construir uma cozinha comunitária no Educandário Santa Tereza, voltada à geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, em Olinda. Esse é apenas um dos inúmeros projetos de inclusão que beneficiam mais de 500 pessoas (entre crianças, idosas e pessoas cegas e com baixa visão) nas cinco unidades de Assistência Social da Santa Casa Recife.

O kit ainda contém um mini cacto, plantado em vasinhos pintados à mão por moradores das Unidades de Acolhimento (UAs). Nas UAs, homens e mulheres que enfrentam problemas decorrentes do abuso de álcool e outras drogas são acolhidos temporariamente para seu tratamento, sob a bandeira da humanização. Esse é um dos seis projetos que a Santa Casa administra, em cogestão com a Prefeitura do Recife.

A coordenadora de Comunicação da Santa Casa Recife, Cínthia Carvalho, explica que a proposta é estreitar o relacionamento com os veículos de imprensa, para que eles conheçam mais de perto a obra social da entidade e possam dar mais visibilidade à causa. “Queríamos algo que tivesse a cara da nossa instituição, que fosse simples, sem muito custo, mas que tivesse um significado. A ideia do cacto remete à própria história da Santa Casa Recife, uma entidade filantrópica e centenária, que resiste à escassez, se adapta às dificuldades, e que acredita na força e beleza da sua trajetória”, afirma.

No dia seguinte à entrega, alguns jornalistas já compartilharam o mimo em suas redes sociais. Foi a primeira vez que a instituição produziu e entregou um press kit e a ideia, segundo Cínthia, é presentear, também, alguns influenciadores digitais até o fim da semana. “Conseguimos, com muito suor, produzir 50 kits. Todo mundo que via, queria um também. Recebemos comentários na rede perguntando até se vamos colocá-lo à venda. Realmente foi algo muito delicado e especial", conta.

"Agradecemos aos parceiros que surgiram no nosso caminho, em especial à nossa agência Maúna, que elaborou toda a identidade visual e nos deu apoio na logística. E a todas as mãos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso dessa ação. Estamos felizes com o resultado”, completa Cínthia.

Confira o vídeo com detalhes do brinde:

Texto: Gabriela Santos / Comunicação Santa Casa Recife

Edição: Nathalya Silva / Comunicação Santa Casa Recife 

Imagem: Cínthia Carvalho / Comunicação Santa Casa Recife