Carregando
HSA inicia vacinação contra a Covid-19 em colaboradores
08 Fev

HSA inicia vacinação contra a Covid-19 em colaboradores

Compartilhe esse artigo

Em abril de 2020, quando o mundo ainda vivia o início de uma pandemia avassaladora, o técnico de Enfermagem Antônio Bernardo da Silva foi um dos milhares de profissionais de saúde infectados pelo coronavírus. Por causa da doença, ele precisou se afastar por 22 dias do Hospital Santo Amaro (HSA), onde trabalha há 16 anos. Foram dias de muita angústia para ele, sua família e amigos, mas ele conseguiu se curar. E dez meses depois, Antônio teve uma grata surpresa: foi escolhido para ser o primeiro colaborador a tomar vacina na unidade, que iniciou a imunização dos seus colaboradores nesta quinta-feira (04/02).

Emocionado após a aplicação da primeira dose, Antônio lembra os momentos difíceis que viveu por causa da doença. “Eu tive sintomas bem graves, fui socorrido. Além disso, perdi colegas de trabalho. Foi muito complicado, mas todos me deram muito apoio. Quando eu voltei, minha equipe e supervisora me acolheram, me ajudaram muito. Hoje estou realizado pelo reconhecimento do meu trabalho e por tudo que a Santa Casa fez por mim. Sou muito grato”, conta Antônio, já ansioso pela segunda dose que trará mais alívio para a sua rotina.

Na fila formada para a vacinação a palavra mais ouvida era: esperança. A técnica de Enfermagem Quesia Milena também relatou as dificuldades que ela e os colegas enfrentaram nesse período. “Foi muito choro, muitas perdas. E agora veio uma esperança de que as coisas vão melhorar e que esse momento que a gente está passando, de tristeza, possa ter fim. Hoje está sendo muita emoção por eu conseguir ser imunizada e ver que as pessoas também vão conseguir. Isso vai passar”, contou, ainda segurando o algodão no braço e com um grande sorriso no rosto.

A imunização no HSA teve início pelo grupo prioritário, ou seja, os profissionais que atuam na enfermaria regulada para Covid. Também receberam as vacinas os profissionais de saúde da atenção básica que trabalham no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), uma cogestão entre a Santa Casa e a Prefeitura do Recife. “É um momento muito importante para a gente. Essa vacina significa um recomeço para todos nós, não só os profissionais da Saúde, mas toda a população”, resumiu a diretora médica do HSA, Roberta Almeida. “A expectativa é vacinar a nossa UTI em seguida e todos os nossos colaboradores, cumprindo o cronograma definido pelas secretarias municipal e estadual”, explica.

Eduardo Salles, médico do Trabalho da Santa Casa Recife, reforça que as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras, têm ótimos índices de eficácia e não há motivo para ter medo. “Nenhuma epidemia viral é eliminada sem vacinação. A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade, com redução de casos graves e necessidades de internação por complicações da Covid-19”, alerta. “É muito importante que a gente acredite nas pesquisas, na ciência. Nós somos exemplos vivos de que as vacinas funcionam, nós sobrevivemos na infância sem as doenças que atacavam tanto as pessoas no passado”.

Leia mais: Prefeitura do Recife inicia cadastro para a próxima etapa da vacinação contra Covid-19

Leia mais: Dose de esperança: abrigos mantidos pela Santa Casa recebem vacinas contra a Covid-19

 
 
Confira abaixo um vídeo com momentos da vacinação no HSA: