‘Nutrição na Síndrome Pós-Covid’ é tema da Semana da Nutrição 2021
03 Set

‘Nutrição na Síndrome Pós-Covid’ é tema da Semana da Nutrição 2021

Desde o dia 30 de agosto, a Semana da Nutrição movimenta o Hospital Santo Amaro (HSA), promovendo a conscientização dos colaboradores sobre hábitos alimentares saudáveis e palestras com profissionais da área. Promovido pelo setor de Nutrição do HSA, o evento trouxe como convidadas, nesta 6ª edição, as nutricionistas das demais unidades da Santa Casa Recife, que compartilharam seus conhecimentos com os colegas e contaram suas experiências com a nutrição de outros públicos, como idosos e crianças. O tema central deste ano foi "Nutrição na Síndrome Pós-Covid" e a programação encerrou nesta sexta-feira (03/09), com um animado bingo e um coffee break para a equipe organizadora.

Durante toda a semana, os colaboradores do HSA e do Administrativo receberam dicas e orientações sobre os benefícios dos alimentos, seja na decoração no refeitório, seja por meio de informativos nas quentinhas. De acordo com a coordenadora de Nutrição do HSA, Sandra Simone, a realização do evento dá continuidade ao aprendizado diário. “Percebam que todo dia nós estamos aprendendo. A gente nunca sabe de tudo”, disse. Segundo ela, o tema despertou interesse para todo o público. “Os colaboradores estão muito satisfeitos com a programação diversificada, um evento programado para eles. Foi muito bom”. Sandra aproveitou para agradecer a contribuição e participação das nutricionistas das outras unidades. “É extremamente importante ressaltar o envolvimento das nutricionistas das unidades, que além de contarem suas experiências, expandiram seus conhecimentos com a equipe e apresentaram ótimas receitas, que vão servir aqui de sugestão para o nosso cardápio”, afirmou.

Rayssa Moraes, nutricionista dos educandários Santa Tereza e Magalhães Bastos, unidades mantidas pela Santa Casa Recife, realizou uma palestra sobre os alimentos funcionais na prática. Segundo ela, o objetivo da conversa foi mostrar que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, saborosa. “A gente tem que transmitir conhecimento e mostrar que é fácil aplicar no nosso dia a dia, deixar os alimentos mais saborosos e nutritivos”, disse. Já a nutricionista do Centro Geriátrico Padre Venâncio, Tenise Cambra, ministrou palestra sobre alimentos para idosos no dia 31, em que é comemorado o Dia do Nutricionista. "Feliz em comemorar nosso dia compartilhando experiências com outras colegas", contou.

Flávia Lima, nutricionista da Nestlé, foi uma das convidadas externas do evento e abordou a história do curso de Nutrição, as mudanças e os desafios ao longo dos anos. Ela também falou sobre um tabu que os profissionais da área enfrentam. “Muitos ainda têm uma visão negativa de nós, nos veem como aquela pessoa que vai proibir ou restringir, que vai passar dietas sofridas… Mas não pode ser assim. Precisamos acolher e enxergar nossos pacientes como humanos, e não implantar uma ditadura. A nutrição tem que ser para atingir uma meta, seja controle de peso, de taxas, mas o objetivo final sempre é a promoção do bem-estar físico e mental por meio da alimentação”, pontuou. Além de Flávia, o evento também trouxe a nutricionista representante do Centro Especializado em Nutrição Enteral e Parenteral (Cenep), Daniela Barros.

Para Osana Justino, cozinheira do HSA há 10 anos, a Semana da Nutrição 2021 foi um momento enriquecedor, de muito conhecimento e troca de experiências. “Essa Semana da Nutrição está sendo uma maravilha, principalmente pra mim, que sou cozinheira do HSA. Estou aprendendo cada dia mais”, disse. O balanço do evento foi positivo, segundo a organização. "Foi tudo preparado para nossos colaboradores, mas até os nossos pacientes nos procuraram, curiosos, para saber mais, quando viram os banners espalhados pelas enfermarias. Então foi tudo muito satisfatório para todos. Os colaboradores adoraram, inclusive ouvi de muitos deles que foi uma das edições mais animadas", concluiu.

Confira algumas fotos:

Texto: Gabriela Santos / Comunicação Santa Casa Recife