Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine: novas instalações recebem bênção do arcebispo
03 Jun

Um novo serviço na área de Saúde foi apresentado pela Superintendência Geral da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na tarde da última sexta-feira (31/05). Batizada de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine, a unidade foi construída na Avenida Cruz Cabugá, no local que abrigava o Administrativo do Hospital Santo Amaro, ao qual será interligada. As novas instalações receberam a bênção do arcebispo de Olinda e Recife, e presidente da Santa Casa, Dom Fernando Saburido. Durante a solenidade, também estavam presentes o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, e a gerente geral de Regulação da Prefeitura do Recife, Mônica Lisboa, além de representantes do setor médico e colaboradores da Santa Casa.

Sem fins lucrativos, a unidade vai oferecer à população preços bem abaixo do mercado. “Aqui não será cobrado nada excessivo e todos os resultados financeiros serão canalizados para as nossas instituições de caridade”, afirmou o superintendente geral da Santa Casa, Raul Mariz. Ele também destacou os investimentos na infraestrutura. Segundo ele, o Dom Lamartine contará com um total de 28 leitos de enfermarias climatizadas, dez consultórios (com profissionais de 20 especialidades) e salas equipadas com alta tecnologia para realizar 16 tipos de exames diagnósticos diferentes, tais como tomografias, endoscopias, ultrassonografias, mamografias, ecocardiograma, entre outros. Haverá, ainda, centro cirúrgico e Day-Clinic.

HOSPITAL SANTO AMARO – Durante a solenidade, o superintendente geral da Santa Casa, Raul Mariz, também anunciou novidades no Hospital Santo Amaro. Uma delas é a chegada do novo serviço de hemodiálise, que atenderá 360 pacientes. “Serão 4900 sessões dialíticas por mês e orçamento previsto de 12 milhões de reais no ano”, disse. O HSA também contará com um novo serviço de ortopedia de alta complexidade, oferecido para o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade também deverá funcionar como hospital-escola para o curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. “A Santa Casa mantém uma parceria muito próxima com essas instituições, para que a gente consiga, cada vez mais, oferecer ao paciente do SUS toda aquela ação de amor, que é a prática de uma medicina decente”, concluiu Mariz. A parceria entre Unicap e Santa Casa, em 2014, possibilitou a criação das primeiras graduações de Medicina e Enfermagem oferecidas por uma instituição jesuíta no Brasil.