Carregando
Educandário São Joaquim comemora 134 anos com live solidária e inauguração de área de lazer
01 Set

Educandário São Joaquim comemora 134 anos com live solidária e inauguração de área de lazer

Compartilhe esse artigo

Em agosto, o Educandário São Joaquim, unidade de Educação mantida pela Santa Casa Recife, comemorou seus 134 anos de história e serviços prestados no município de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, e em toda a região. Ainda por conta da pandemia, a festa foi toda virtual: uma live solidária, realizada no último sábado (28), com o objetivo de captar recursos para a reestruturação da sala de informática da escola e compra de novos equipamentos.  

“Queremos investir parte desse dinheiro arrecadado em um espaço voltado à gravação das vídeo-aulas, indispensáveis para a evolução do aprendizado neste período de ensino à distância”, explica a gestora da unidade Jane Pedrosa. O evento foi apresentado por Guga Oliveira e contou com apresentações de todas as turmas de alunos, depoimentos emocionantes de pessoas que foram beneficiadas e show com Gilvan Lucas, que foi ex-aluno do educandário e hoje atua como professor de música no Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), unidade também mantida pela Santa Casa Recife.

"Sou muito grato à Santa Casa de Misericórdia, que mantém essas casas por onde eu passei, e que sempre foi a companhia na minha trajetória, desde criança até hoje. Nós, que estamos aqui dentro, vemos como é difícil manter toda essa estrutura. Então eu faço um apelo aos ex-alunos e a todos que façam a sua parte, que doem, pois é uma forma de ajudar outras crianças. Assim a gente vai traçando os caminhos e novas sementes e frutos vão brotando", pediu Gilvan.

Durante a live, a gestora Jane Pedrosa também anunciou a inauguração de uma área de lazer e convivência. O novo espaço foi reformado através de mutirões de colaboradores e voluntários, e foi possível graças à live solidária realizada em 2020, em comemoração ao aniversário da unidade. "Essa área foi uma grande contribuição de todos. Conseguimos muitos materiais recicláveis, como pneus e garrafas PET, e também usamos o recurso arrecadado na live do ano passado", disse. O local será voltado para a prática de esportes, atividades pedagógicas ao ar livre, e é uma grande conquista para alunos e colaboradores. "Um lugar voltado totalmente ao desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor das crianças".

O nome do espaço foi carinhosamente escolhido pela equipe para prestigiar um grande "companheiro de missão", segundo Jane. "O nome é uma homenagem ao nosso querido superintendente geral, professor Amaro Lins. O senhor está conosco em todos os momentos. Mesmo a Santa Casa tendo tantas unidades, tantos setores, o senhor olha para todas elas, e nunca esquece do nosso educandário", declarou a gestora. (Para conferir como ficou o espaço, pule o vídeo abaixo para o tempo de duração 2:26:16).

A live solidária foi realizada pelos funcionários do Educandário São Joaquim, com o apoio da Santa Casa Recife, da agência I9PE e da Rede Ideia. Para deixar a sua contribuição e ajudar a reformar o laboratório de informática da unidade, doe qualquer quantia para o PIX: 10.869.782/0011-25, e envie o comprovante para o Whatsapp (81) 98933-7738.

[VÍDEO NA ÍNTEGRA]
Live solidária - 134 anos do Educandário São Joaquim

Texto: Cínthia Carvalho / Comunicação Santa Casa Recife