Após dois meses, HSA zera número de pacientes na UTI Covid

Na última segunda-feira (13/07), o Hospital Santo Amaro (HSA), mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, concluiu mais uma importante fase da sua história. A unidade encerrou as atividades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, que estava funcionando desde maio, sob determinação da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O HSA, que atua como retaguarda do Estado, foi acionado para desafogar a ocupação nas UPAs e hospitais da rede pública durante a pandemia. Foram 64 dias de muito trabalho, tensão e superação, mas o sentimento das equipes é de missão cumprida e de gratidão por terem contribuído em um dos momentos mais desafiadores para a Saúde no Brasil e no mundo.

“Agradeço e parabenizo a todos os profissionais que atuaram em nossa UTI neste período tão difícil, que se dedicaram com muito amor e respeito pelos nossos pacientes, que lutaram incansavelmente pela vida”, destacou a diretora médica Roberta Almeida. Para Julyanna Laranjeiras, enfermeira supervisora da UTI, a parceria entre os colegas de equipe foi fundamental para o bom desempenho da unidade. “Foram lutas diárias, mas vencemos graças ao empenho e a cumplicidade da equipe que vestiu a camisa, que redobrou o carinho e o cuidado com os nossos pacientes, com os familiares… Apesar do curto período, e também das perdas que tivemos, acredito que fizemos um bom trabalho, o melhor que pudemos”, avaliou.

LEIA MAIS: COM BOLETINS DIÁRIOS E VISITAS VIRTUAIS, HSA REFORÇA AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO FRENTE À PANDEMIA

Com boletins diários e visitas virtuais, HSA reforça ações de humanização frente à pandemia

Ambulatório de volta às atividades

O ambulatório do HSA também voltou a atender o público no começo de julho. Para evitar aglomerações dentro da unidade, foram instalados toldos para acomodar os pacientes na área externa, além da demarcação de assentos e medição de temperatura na entrada. A utilização das máscaras é obrigatória para todos e há pias e dispensadores de álcool gel à disposição. Equipes foram treinadas e estão auxiliando e dando orientações ao público. “São medidas importantes neste momento de retomada gradual das atividades, que reforçam a proteção aos nossos colaboradores e aos usuários. Estamos prontos para recebê-los”, afirma a gerente de Gestão Hospitalar, Cléo Alves. O atendimento no ambulatório do HSA é feito por meio da Central de Regulação do estado.

Texto: Comunicação Santa Casa Recife

Fotos cedidas pelas equipe da UTI