Carregando
Educandário Santa Tereza

Educandário Santa Tereza

O Educandário Santa Tereza, situado em Olinda, é uma entidade filantrópica mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e atualmente dirigida pelas Irmãs da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Na unidade, crianças de 6 a 12 anos recebem educação complementar (no contraturno escolar), além de suporte nas atividades escolares, acompanhamento psicossocial e pedagógico, formação cristã, prática esportiva, informática, coral, apoio nutricional e atendimento odontológico. A maior parte do público é proveniente das comunidades da Ilha do Maruim, V8, V9, Ponte Preta e áreas do entorno.

Missão

Acolher crianças em situação de vulnerabilidade social e contribuir com o desenvolvimento de suas potencialidades, autoestima e encorajá-las para o exercício da plena cidadania.

Importância histórica, arquitetônica e social

A história do lugar se deu no século 17, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Desterro (popularmente chamada de Igreja de Santa Tereza), que foi erguida a pedido do general João Fernandes Vieira, em cumprimento de uma promessa após a vitória alcançada contra os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas (1645). Os altares da Igreja ostentam vitrais e requintadas talhas douradas, com preciosas imagens de santeiros pernambucanos, dos séculos 16 e 17. Na sua fachada, é possível encontrar um singular nicho em pedra com a imagem de Santa Tereza de Jesus e um frontispício colonial com uma torre simples. 

Em 1686, a Igreja foi entregue aos Carmelitas Descalços, fundadores do Convento de Santa Tereza, que integra o belo conjunto arquitetônico nos estilos Maneirista e Barroco. Em 12 de setembro de 1863, internas do Colégio das Orfãs foram transferidas para o Convento, que passou a acolher e educar essas crianças, com administração da Santa Casa de Misericórdia do Recife. E esse papel social perdura até os dias atuais. Hoje, com o nome de Educandário Santa Tereza, o local segue com a sua função de proporcionar estudo, alimentação e uma vida digna a crianças pobres da região e suas famílias.

Projetos atuais

- Biscoitos Solidários
- Oficinas de capacitação para moradores do entorno
- Banco Popular de Alimentos
- Formação de Agentes Populares de Saúde
- Produção de horta comunitária
- Distribuição de cestas básicas e vale-gás para famílias atendidas

Dias e horários das missas
Igreja de Santa Tereza
Domingos (Padre Heleno) - 16h
Quintas-feiras (Monsenhor Maurício) - 16h30
Sextas-feiras (Padre Marisaldo) - 7h


Conheça a história: Educandário Santa Tereza

Linha do tempo