Carregando
Santa Casa Recife promove rodas de debate na Semana da Consciência Negra
22 Nov

Santa Casa Recife promove rodas de debate na Semana da Consciência Negra

Compartilhe esse artigo

A Santa Casa Recife promoveu, nos últimos dias 16 e 18 de novembro, palestras e rodas de debate dedicadas à Semana da Consciência Negra. Realizado pelo setor de Comunicação e Marketing, o evento online convidou como palestrante a psicopedagoga Marta Almeida, que é diretora do Movimento Negro Unificado (MNU Pernambuco) e conselheira de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco. A convidada resgatou a história do Brasil colonial, entoou canções simbólicas e trouxe grandes ensinamentos sobre o tema, lembrando vivências e fazendo o público interno da Santa Casa refletir sobre o racismo e a intolerância.

“Fiquei encantada em falar com esse público. Foi muito bom fazer essa escuta qualificada, poder acolher, trocar informações, participar de estratégias coletivas como essa, que empoderam uma camada da sociedade que ainda está na invisibilidade, que ainda tem vergonha da cor da sua pele, vergonha do seu cabelo, que ainda não conhece a sua história, porque o racismo arrancou dos livros escolares”, pontuou Marta Almeida, citando Paulo Freire: “É tempo de esperançar”. Marta explicou sobre processos identitários, falou sobre o apagamento da cultura negra na história, que levou ao racismo estrutural presente nas diversas expressões linguísticas e artísticas, nos espaços de poder, nas relações cotidianas.

A programação também contou com depoimentos de duas colaboradoras. A psicóloga do Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), Rosângela Souza, e a coordenadora de Enfermagem do Hospital Santo Amaro (HSA), Rosselyne Moura, dividiram com os colegas situações de discriminação racial que já enfrentaram e como lidam com as questões de identidade e cor. “Para mim, é um tema muito pertinente, ainda que seja tão doloroso para nós, negros e negras. Ter a participação de alguns colegas trazendo as suas experiências, suas dores, foi de um aprendizado incrível, acolhimento e troca de saberes. Sem palavras. Apenas gratidão”, contou a colaboradora Rosângela.

Outros colaboradores acompanharam o diálogo e compartilharam seus relatos, enriquecendo a conversa. “Nestes meus quase dois anos de Santa Casa de Misericórdia, posso dizer com muito carinho que a Semana da Consciência Negra 2021 foi um dos momentos mais especiais que já vivenciei”, disse a assistente administrativa Isabella Bernardo. “A presença da convidada Marta Almeida e os depoimentos foram fundamentais para que nós possamos rever a forma de nos posicionarmos e também para nos mostrar o quão importante é debater a negritude todos os dias do ano”, completou.

E como a mudança não se faz só com palavras, mas principalmente com ação, a Semana da Consciência Negra da Santa Casa Recife presenteou, ao fim do evento, com a maior arma contra o preconceito: o conhecimento. Foram disponibilizados para todos os colaboradores oito livros digitais sobre a luta do povo negro. “O que fizemos foi um marco: a história contada pelo ponto de vista das pessoas pretas e realizamos isto com muita escuta e empatia”, disse a assistente de Comunicação e Marketing, Nathalya Silva, que organizou e conduziu o encontro. “Estou muito feliz e grata à Santa Casa por este espaço cedido para realizarmos este bate-papo. Foi emocionante”.