
Alunos do Educandário São Joaquim (ESJ), unidade mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, participaram, na última quarta-feira (18), de uma passeata para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaqueira e reuniu autoridades, escolas e toda a comunidade para conscientizar todos sobre a importância de debater o tema.
Para Lavínia Gabrielly Barbosa, do 5º ano, a passeata foi importante para alertar as famílias e as escolas. "Essa campanha serviu para mostrar que ainda tem muitas pessoas que fazem mal para as crianças e adolescentes", disse. De acordo com a gestora do ESJ, Jane Pedrosa, a temática será trabalhada em sala de aula no projeto batizado de O meu corpo é um tesourinho. "Aproveitamos a passeata para dar início às atividades, que se estendem até o segundo semestre", afirma a gestora, reforçando que as atividades são de acordo com a faixa etária das crianças.
A coordenadora pedagógica que está à frente da ação, Maria Claudia Messias, conta que o Conselho Tutelar do município participou da elaboração do projeto do ESJ. "Este projeto surgiu das observações e percepções das necessidades de trabalhar com as crianças a importância dos cuidados e prevenção com o corpo. A abertura foi com o treinamento na sexta-feira, com o Conselho", explica a professora.