Ação no HSA lembra Dia Mundial da Higienização das Mãos

Ação no HSA lembra Dia Mundial da Higienização das Mãos

O Hospital Santo Amaro (HSA), unidade mantida pela Santa Casa Recife, comemorou o Dia Mundial da Higienização das Mãos com uma ação interna, que busca conscientizar sobre a importância do tema. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de maio e contou com muita interação entre os colaboradores, sorteios, distribuição de brindes e um jogo de perguntas e respostas sobre os cinco momentos da higienização das mãos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa Recife, Juliana Sá Barreto, a campanha serviu para enfatizar que todos podem contribuir com a criação de uma cultura de higienização das mãos. "À medida em que criamos uma cultura de limpeza das mãos, criamos, automaticamente, uma segurança nas qualidades dos serviços de saúde e na qualidade de segurança do paciente”, afirmou. Para ela, é necessário acreditar que este ato pode salvar vidas. “É a forma mais simples de evitar infecções. Precisamos incentivar e criar um clima de segurança do paciente”. A ação foi organizada pelo setor de SCIH, em parceria com os setores de Gerência de Risco, Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Educação Permanente.