Carregando
Centro Geriátrico Padre Venâncio se transforma em 'sala de aula' em estudo sobre felicidade
07 Jun

Centro Geriátrico Padre Venâncio se transforma em 'sala de aula' em estudo sobre felicidade

Compartilhe esse artigo

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve uma aula diferente – e muito especial – nesta quinta-feira (06/06). Eles visitaram o Centro Geriátrico Padre Venâncio, no bairro da Várzea, e proporcionaram uma tarde de música, dança, sorrisos e acolhimento às 55 idosas moradoras da instituição, que é ligada à Santa Casa de Misericórdia do Recife. A iniciativa foi do psicanalista e psicopedagogo Bruno Severo Gomes, que ministra a disciplina eletiva “Felicidade”, recém inaugurada na grade curricular da universidade.

Segundo Bruno, o objetivo da ação é ir além dos muros da universidade e realizar um gesto concreto com os alunos, além de conscientizá-los sobre as atitudes que levam a uma vida feliz. “Um dos pilares para você ter felicidade é praticar atos de bondade e de gratidão. Então aqui podemos praticar bastante. A gente pensa que vem trazendo alegria para elas, mas a verdade é que a gente recebe muito mais do que dá”, conta o professor. Outra proposta é, também, provocar uma reflexão: “É uma forma de sensibilizar o aluno para que ele valorize ainda mais a sua juventude e os idosos que estão em seu convívio”.

Reunidas no refeitório, as idosas receberam flores e trocaram experiências com os alunos. Uma das mais animadas era Ana Isabel Pires, que mora no Centro Geriátrico Padre Venâncio desde 2015. Aos 79 anos, ela deu um show na dança e na simpatia. “Gostei muito, foi uma visita muito boa”, resumiu, aos risos. Além de dançar, Ana Isabel contou que adora desenhar e pintar. Para o professor Bruno, o momento de integração mostrou que as moradoras do abrigo estão em estado de felicidade: “Dá para ver o cuidado e o amor que elas recebem aqui. Elas se sentem felizes. Então isso só potencializa a nossa atividade”.