Carregando
Colaboradores da Santa Casa Recife recebem capacitação sobre normas de segurança do trabalho
05 Out

Colaboradores da Santa Casa Recife recebem capacitação sobre normas de segurança do trabalho

Compartilhe esse artigo

Em setembro, colaboradores da Santa Casa de Misericórdia do Recife, que atuam nos setores de Manutenção e Segurança do Trabalho, tiveram dois dias de treinamento dedicados à segurança nos serviços em eletricidade e trabalho a quente - aquele que envolve queima, solda e uso de ferramentas produtoras de fogo ou faíscas. A capacitação tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho eficaz e seguro, com atenção às Normas Regulamentadoras (NRs) 10 e 34, fundamentais para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores de áreas de risco.

O treinamento atende à legislação e, segundo a engenheira do Trabalho da Santa Casa Recife, Camila Quintino, possibilita um ambiente de trabalho mais controlado, com redução de risco de acidentes com colaboradores que manuseiam instalações elétricas ou solda. “Foi um treinamento muito esclarecedor! Deu para atualizar conceitos, reforçar procedimentos e, melhor ainda, houve interação com toda a equipe de Manutenção e de Segurança”, disse. 

Para a técnica em Segurança do Trabalho, Andreza Santos, o curso de especialização para atividade de trabalho a quente, a solda, foi fundamental para ampliar o aprendizado, tanto em conhecimentos técnicos quanto nas questões mais práticas, do dia a dia das equipes que lidam diariamente com essas atividades. “Um dos momentos que mais gostei foi a interação dos profissionais da Manutenção em pontuar como lidam com as situações no cotidiano, além de trazer ideias para melhorar, ainda mais, a parte da segurança do trabalho, que é algo extremamente necessário quando se trata de uma atividade com tantos riscos”, disse. “Momentos como esse só mostram o cuidado que a instituição tem em ter colaboradores especializados em sua determinada função”, completou. 

Devisson Campelo, que atua como eletricista na Santa Casa Recife, acredita que os cursos oferecidos pela instituição são excelentes maneiras de manter os colaboradores atualizados dos novos processos e procedimentos para a proteção. “Um instrutor sempre vem com uma novidade para nos mostrar, e como eles estão sempre se aperfeiçoando, aprendemos algo novo”, afirmou. Em 2021, também foram realizados outros treinamentos sobre normas de segurança do trabalho, como trabalho em altura. “Em todo o conteúdo abordado esse ano, a parte de primeiros socorros foi muito interessante, já que mudou bastante coisas na forma de primeiro atendimento”, completou o eletricista.