Dezembro Laranja: Ação no HSA identifica lesões suspeitas de câncer de pele

Dezembro Laranja: Ação no HSA identifica lesões suspeitas de câncer de pele

Neste sábado (03/12), das 9h às 15h, o Hospital Santo Amaro (HSA), mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, recebe uma ação do Dezembro Laranja, campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e que busca reforçar os cuidados contra o câncer de pele. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (CEDER) e tem como objetivo o diagnóstico precoce da doença, tipo de câncer mais comum no Brasil, mas que, se tratado precocemente, apresenta percentuais de cura em até 90% dos casos. No local, uma equipe de profissionais vai dar informações, examinar lesões suspeitas e, se preciso, fazer o encaminhamento dos pacientes para a remoção do sinal.

De acordo com a dermatologista Luana Tenório, que coordena a ação, as pessoas precisam ficar atentas ao surgimento de sinais e manchas na pele e fazer exames regularmente. “Uma lesão que sangra, que não cicatriza, é preciso investigar. Podem ser manchinhas escuras, avermelhadas, geralmente em locais mais expostos ao sol, como rosto, colo, ombros e braços”, alerta. Segundo a médica, a proteção é a maior arma contra o câncer de pele. “Por isso, também faremos distribuição de amostras de filtro solar, grandes aliados para uma pele saudável”, completa. A ação é aberta ao público e a orientação é que as pessoas levem documento com foto para receber o atendimento.

Incomodado com alguns sinais suspeitos, o contador Claudionor Carvalho procurou atendimento médico anos atrás, em uma edição desta campanha, no HSA. “Eu fui atendido, os médicos me deram informações, removeram esses sinais, que eram princípio de câncer. Fiquei muito aliviado. Desde então, eu tento me cuidar mais, passando protetor fator 50”, conta, lembrando que abusou do sol quando era mais jovem. “É uma atitude tão simples. É melhor prevenir”, aconselha.

Serviço:

Ação do Dezembro Laranja

Distribuição de informativos e exames para detecção de câncer de pele

Dia e horário: Sábado, 03 de dezembro, das 9h às 15h

Local: Hospital Santo Amaro (Av. Cruz Cabugá, 1563 - Santo Amaro, Recife)

Aberta ao público

Texto: Cínthia Carvalho / Comunicação e Marketing Santa Casa Recife