UPA Torrões participa de capacitação do Projeto Sepse com equipes do Hospital Sírio-Libanês
02 Ago

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dulce Sampaio, mais conhecida como UPA Torrões, participou, na última semana, de uma capacitação por videoconferência com equipes do renomado Hospital Sírio-Libanês, cujo objetivo foi aumentar o reconhecimento da Sepse, seu diagnóstico e tratamento precoces. O conteúdo foi passado pelas enfermeiras do Sírio-Libanês, Jennifer Carvalho e Patrícia Soares, e contou com a participação de três profissionais da UPA Torrões: a coordenadora geral Simone Araújo, a coordenadora de Enfermagem Dayana Chaves e a coordenadora médica Fabiana Emerenciano.

A sepse é uma síndrome grave, com alta taxa de mortalidade no Brasil (~60%), consideravelmente superior à mortalidade em outros países semelhantes no mundo (~35%) e bem superior à descrito em países desenvolvidos (~20%). Sabe-se que essa alta taxa de mortalidade se deve, principalmente, à dificuldade de diagnóstico precoce, determinando demora no reconhecimento e início do tratamento. (Fonte: Hospital Sírio-Libanês).

Esta ação do Sírio-Libanês se enquadra no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) através da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil. Administrada pela Santa Casa Recife, a UPA Torrões é uma das unidades que participam do Programa.

Agradecemos às colegas do Hospital Sírio-Libanês pelo aprendizado e por essa troca de experiências que aumenta a qualidade dos nossos serviços e beneficia aqueles que usam o SUS