BREVE HISTÓRICO
Nos anos de 1830, o Brasil convulsionava com diversos conflitos sangrentos por causa de uma onda de instabilidade causada pela abdicação do imperador Dom Pedro I em prol do filho, ainda criança. Na divisa com o estado de Alagoas, a zona canavieira pernambucana era palco da chamada Cabanada. Em lados opostos, latifundiários disputavam a posse de terras com os índios, escravos fugitivos e pequenos agricultores. Temendo a falta de controle, o imperador, através do comando do General Pimenta, dono das terras que estavam em posição estratégica, instalou a Colônia Militar Pimenteira. Até o fim dos embates em 1869, cerca de 7 mil soldados circulavam pelo local que ainda preserva, parcialmente, os alojamentos e as cavalariças, construídas no pátio do prédio principal. Com o término das atividades militares, no final do século XIX, a construção passou a servir à educação. Foi, então, instalado, sob a tutela de Frades Capuchinhos, o Colégio de Órfãos da Santa Casa de Misericórdia.
No local, crianças e adolescentes do sexo masculino, em situação de abandono, passaram a ter acesso à educação e também a cursos profissionalizantes. Os antigos alojamentos dos soldados transformaram-se em oficinas de marcenaria, tipografia, alfaiataria, sapataria, entre outras. Da época, ainda restam algumas camas nos imensos alojamentos. Os jovens eram submetidos à rígida disciplina, sendo os infratores castigados como era costume à época, com palmatórias ou mesmo o confinamento na “cafua” (um pequeno cômodo sem iluminação que existe até hoje no local).
Em 1874, quando o Barão de Lucena estava no governo da Província de Pernambuco, a instituição passou a funcionar como Colônia Agrícola Industrial Orfanológica Isabel, em homenagem à Princesa Isabel. Ela, inclusive, esteve no São Joaquim, acompanhada do seu esposo Conde D’eu. O quarto que acomodou a princesa, praticamente intacto, ainda guarda as memórias da época (pia com azulejos portugueses, roupeiro, cama e penteadeira) e pode ser visitado pelo público.
Hoje, o Educandário São Joaquim oferece Ensino Infantil e Fundamental I a crianças entre 4 e 11 anos. Além da educação regular, os alunos (grande parte deles em situação de risco e vulnerabilidade social, filhos de pequenos agricultores da redondeza) têm a oportunidade de, em horário integral, participarem de aulas de reforço, informática, inglês, recreação, teatro, artesanato, capoeira e educação física. Os estudantes também contam com apoio nutricional, psicológico, odontológico e religioso.
Atividades desenvolvidas na área pedagógica:
- Educação Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano);
- Artes;
- Educação Física;
- Ensino religioso, envolvendo leitura de histórias bíblicas, apresentações de peças teatrais, produção de texto e exposição de vídeos;
Atividades desenvolvidas no contraturno escolar:
-
- Reforço escolar;
- Oficinas de música, dança, teatro e artesanato;
- Aulas de Informática;
- Aulas de Inglês;
- Capoeira;
- Atendimento nutricional;
- Atendimento psicossocial.
SAIBA MAIS:
- EDUCANDÁRIO SÃO JOAQUIM: 132 ANOS DE HISTÓRIA E SERVIÇO À POPULAÇÃO
- EVENTO RECONTA HISTÓRIA E COMEMORA ANIVERSÁRIO DO EDUCANDÁRIO SÃO JOAQUIM
- PREFEITURA E SANTA CASA DEBATEM AÇÕES PARA EDUCANDÁRIO SÃO JOAQUIM
GALERIA DE FOTOS:
Educandário visto de longe | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Pátio do Educandário São Joaquim | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Pátio | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Pátio do educandário | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Frente da capela | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Interior do prédio | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Hall | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Aposentos da princesa Isabel | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Interior da capela | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia Sala de aula | Foto: Bobby Fabisak/Cortesia
CONTATOS:
Usina Frei Caneca, s/n – Jaqueira, PE – CEP: 55.409-000
Telefone: (81) 3689.1107
E-mails: secretariasaojoaquim@santacasarecife.org
diretoriasaojoaquim@santacasarecife.org