#TodoCuidadoConta: rede de drogarias doa R$ 500 mil ao Hospital Santo Amaro

A Santa Casa de Misericórdia do Recife foi uma das instituições beneficiadas pela campanha nacional #TodoCuidadoConta, realizada pela empresa RD – RaiaDrogasil, que doou R$ 500 mil ao Hospital Santo Amaro (HSA). O recurso será destinado à compra e manutenção de bens duráveis, como respiradores, desfibriladores, monitores e oxímetros. A iniciativa busca enfrentar o avanço da pandemia de Covid-19, por meio do Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil, que conta com consultoria técnica do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). A cerimônia de entrega do cheque simbólico aconteceu na manhã desta segunda-feira (10/08), no jardim do HSA.

Considerado retaguarda da rede pública estadual, o HSA dispõe de 131 leitos, entre especialidades clínicas, cirúrgicas e UTI. A unidade realiza por mês, em média, 6 mil consultas ambulatoriais e 400 cirurgias, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o valor, a Santa Casa vai poder expandir o número de respiradores em funcionamento de 12 para 15. “Nós, do Hospital Santo Amaro, agradecemos à campanha Todo Cuidado Conta por ter nos agraciado com esse valor, que é de suma importância para nosso hospital, que tem enfrentado um momento difícil nessa pandemia. Com esse dinheiro, nós vamos investir em compra e manutenção de equipamentos, que vão melhorar ainda mais a qualidade da assistência que oferecemos aos nossos pacientes”, disse a diretora médica do HSA, Roberta Almeida. O HSA desativou, em julho, a sua UTI-Covid.

LEIA MAIS: APÓS DOIS MESES, HSA ZERA NÚMERO DE PACIENTES NA UTI COVID

De acordo com a gerente de Gestão Hospitalar do HSA, Cléo Alves, o valor também será usado para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras cirúrgicas, luvas, aventais e toucas. “A solidariedade nesta ação é algo ímpar. Ela também vem para reforçar os nossos estoques de EPIs, que têm sido uma preocupação nossa desde o início da pandemia. São itens essenciais para garantir tanto a segurança dos pacientes internados quanto dos nossos profissionais, sobretudo aqueles que estão atuando na linha de frente. Isso é muito importante”, ressaltou.

Durante a cerimônia, o gerente regional da Drogasil, Isordino Oliveira, explicou que o fundo emergencial criado pela RD arrecadou, ao todo, R$ 25 milhões, que serão divididos entre 50 hospitais filantrópicos de todo o País. “A gente fez de coração. Sabemos que esse valor não resolve todos os problemas que talvez vocês tenham necessidade no momento, mas a gente fica feliz de poder ajudar de alguma forma. Esperamos que sirva como porta de entrada para ajuda de outras empresas”, afirmou.

Para o presidente da RaiaDrogasil, Marcilio Pousada, o papel das farmácias na cadeia de saúde é essencial e se torna ainda mais fundamental diante do atual cenário. “As farmácias são a porta de entrada dos primeiros cuidados básicos. O fundo Todo Cuidado Conta deixará um legado de saúde pós-pandemia, reforçando nossa missão de provedor de saúde local, tornando o cuidado primário mais acessível e disponível”, destacou.

Também participaram da ocasião a gerente de Educação e Assistência Social, Esmeralda Moura, a analista de Captação de Recursos, Yolanda Sanguinetti, a coordenadora de Comunicação, Cínthia Carvalho, além de gerentes regionais e outros representantes da Drogasil, marca da RD que atua no estado de Pernambuco.

Cerimônia de entrega do cheque simbólico aconteceu no jardim do HSA e contou com presença de representantes da Drogasil e Santa Casa
Da esquerda p/ direita: Roberta Almeida (diretora médica do HSA), Esmeralda Moura (ger. de Educação e Assistência Social), Yolanda Sanguinetti (analista de Captação de Recursos) e Cléo Alves (ger. de Gestão Hospitalar)

Texto: Comunicação Santa Casa Recife
Foto: Davison Gomes