Santa Casa Recife promove 15º Jogos da Amizade entre seus educandários

Com o objetivo de promover a integração entre os seus educandários e estimular a prática esportiva, a Santa Casa de Misericórdia do Recife promove, nesta sexta-feira (18), na quadra do Colégio Santa Luísa de Marillac, no Parnamirim, a 15ª edição dos Jogos da Amizade, que reúnem crianças atendidas por quatro instituições de educação mantidos pela entidade. Participam do evento o Colégio Santa Luísa de Marillac, o Educandário Magalhães Bastos, o Educandário Santa Tereza e o Educandário Casa da Providência. Os jogos começam às 7h40, com cerimônia de abertura e formação de mesa julgadora e finalizam às 16h30, com o anúncio dos campeões.

Os alunos dos educandários disputarão entre si nas modalidades de Futsal, Queimado, Corrida de Bloco, Corrida Fraldinha, Corrida Mirim, Corrida Pré-Mirim e Arcobol, com abertura, eliminatórias e finais, quando será escolhida a escola campeã, nos jogos femininos e masculinos. “Os Jogos da Amizade foram criados para garantir o intercâmbio socioesportivo entre as crianças atendidas pelas instituições da Santa Casa de Misericórdia. Através dele, proporcionamos encontros, emoções, desenvolvimento, alegria e satisfação de participar. Ganhar e perder tornam-se um detalhe de menor valor”, explica o professor Ubirajara Ferraz, responsável pela organização dos jogos.

Para ele, o valor que as crianças atendidas creditam aos jogos é a força motriz para que o evento continue existindo. “Já estamos na 15ª edição e os alunos ainda perguntam ansiosos quando vão começar os jogos, para conhecer novos alunos e reencontrar os antigos amigos. A ansiedade é sempre grande”, conta.

A Santa Casa de Misericórdia do Recife mantém, atualmente, quatro educandários e um colégio, que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Dois deles contam com ensino regular (Colégio Santa Luísa de Marillac e Educandário São Joaquim) e os demais funcionam como ensino complementar, oferecendo atividades no contraturno escolar (Educandário Santa Tereza, Educandário Magalhães Bastos e Educandário Casa da Providência). Ao todo, são mais de 500 estudantes beneficiados.