Pascoa Solidária no Centro Geriátrico Padre Venâncio

O Centro Geriátrico Padre Venâncio, instituição da Santa Casa de Misericórdia do Recife, recebeu uma páscoa solidária. O evento, que aconteceu no dia 11 de abril, contou com a presença do Frei Damião, que realizou uma benção às idosas, e a equipe de música que o acompanha. O evento, oferecido às idosas do local, foi criado com a intenção de realizar a doação de alimentos e também fazer com que a mídia local tivesse o conhecimento, possibilitando uma maior visibilidade ao centro geriátrico para que outras pessoas pudessem se interessar em ajudar de diversas formas.

Batizado pelo nome de “Páscoa Solidária”, a ideia surgiu de um grupo de 14 amigas nomeado de “poderosas do bem”, que procuram ajudar instituições sociais que necessitem de assistência. Os eventos organizados pelo grupo são feitos de forma voluntária, um valor é estabelecido e cada integrante doa uma quantidade em dinheiro para a realização da atividade proposta. A ideia de levar esse momento para as idosas partiu da intenção de levar a alegria para elas, para as participantes do grupo e para as integrantes do Padre Venâncio.

Juliana Dias, integrante do grupo das poderosas do bem, contou que a maior motivação dela e das amigas é ver que existem pessoas que necessitam de ajuda, não só financeira, mas também afetiva, e que, ganhar um pouco de carinho e atenção é motivo de alegria extrema para essas pessoas. “Isso não tem preço para gente! Ver a felicidade do outro é gratificante! Qualquer forma que seja, qualquer ajuda que você faz, te engrandece muito espiritualmente”, afirmou.

Juliana contou que a escolha do abrigo para oferecer eventos se deu por ser uma instituição que enriquece as integrantes do grupo através da troca de amor, de alegria e contato: “A gente é quem ganha, a gente sai daqui preenchida”, afirmou.

A assistente social do centro geriátrico, Josiane Araújo, contou que nesses atos proporcionados pelo grupo das poderosas, a instituição ganha em vários aspectos, inclusive na inserção das idosas na sociedade: “Aqui é a residência delas, e, com esse contato, a autoestima delas sobe. Elas se sentem valorizadas. Sentem que estão participando do que tá acontecendo fora, sendo dentro da instituição”.

O Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado na Várzea, abriga 60 idosas em estado de vulnerabilidade social que tenham vínculos familiares ou não. O instituto proporciona moradia, alimentação, acompanhamento multiprofissional e, além disso, oferece atividades como fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, serviço de nutrição, apoio religioso, lazer e etc.