Padre Heleno é o novo capelão do Hospital Santo Amaro

A capela do Hospital Santo Amaro (HSA), unidade da Santa Casa de Misericórdia do Recife, ficou lotada na tarde desta quarta-feira (02/10) para a Missa Solene que deu posse ao novo capelão da instituição. Celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e vigário geral, dom Limacêdo Antônio, a cerimônia contou com a presença do superintendente geral Amaro Lins, diretores, colaboradores e dezenas de fiéis de outras igrejas, que vieram dar as boas vindas ao padre Heleno José. O Coral da Santa Casa acompanhou a solenidade.

Também participaram da missa o frei Paulo, o diácono João Batista Araújo e o padre Paulo, da Paróquia de São Sebastião, do bairro de Santo Amaro, onde está situado o HSA. O padre Heleno substitui o padre Eronildo, que estava presente na celebração e agora assumirá a Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, do bairro da Guabiraba. “É uma alegria estar aqui participando da posse de padre Heleno. Agradeço aos pacientes, colaboradores e todos que me acolheram aqui nesta casa durante esses três anos”, disse.

Dom Limacêdo parabenizou o novo capelão e relembrou o cuidado amoroso de Deus pelos enfermos. “Nos hospitais, alguns chegam e depois voltam para suas casas. Outros chegam e retornam à casa do Pai. Então que padre Heleno possa visitar enfermarias, administrar o sacramento, mas, sobretudo, possa escutar aqueles que precisam”, declarou. O bispo também destacou a alegria do padre Heleno com a nova missão: “Ele vem com o coração aberto, pois é um homem de fé e que quer dar sua contribuição, de ser Jesus vivo, pela luz do evangelho e pelo zelo aos enfermos”. Durante a missa, os participantes trocaram abraços, a pedido do bispo. “Abraços passam esperança, passam amor, nos fazem gente”, acrescentou.

Em sua fala, padre Heleno agradeceu a toda a comunidade da Paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, do bairro da Guabiraba, onde passou três anos, e contou que o seu delicado estado de saúde o fez decidir pela mudança. “Tive um infarto e passei por alguns cateterismos, então uma paróquia como a da Guabiraba exigia muito. Somos humanos e, portanto, levados pelo contexto social também. Então procurei dom Fernando e ele me acolheu”, explicou. Sobre a nova casa, padre Heleno falou que está contente e que chega para somar: “É uma responsabilidade muito grande, mas conto com o apoio das irmãs da Congregação Filhas de Sant’ana, que já estão aqui há tantos anos, e de todos vocês”.

O superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia do Recife, Amaro Lins, agradeceu a presença de todos e desejou boas vindas ao novo capelão. “Estou à disposição para aquilo que for preciso. Pedimos a Deus que nos ajude e nos ilumine para que nós saibamos, principalmente, qual é a Sua vontade, o que Ele quer de cada um de nós nesse momento”, disse o professor, que assumiu a Superintendência geral da Santa Casa nesta semana.

Confira algumas fotos da solenidade:

Texto/fotos: Comunicação Santa Casa de Misericórdia do Recife