Outubro Rosa: Santa Casa realiza ações de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero 

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama e de colo de útero, a Santa Casa de Misericórdia do Recife promoveu atividades com o objetivo de  conscientizar o público interno sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. A ação, que começou na última segunda-feira (19), foi marcada por palestras educativas sobre o tema, além de momentos de integração, com limpeza de pele, massagem nos pés, maquiagem e cortes de cabelo, como forma de promover o bem estar dos colaboradores e estimular o autocuidado.

Organizada pelo setor de Segurança e Medicina do Trabalho, a ação foi realizada no Hospital Santo Amaro (HSA), no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), na UPA Torrões e nos setores administrativos da Santa Casa Recife. Além disso, a iniciativa também contou com o apoio da loja Loly Mimada, Studio A2, Coonsult Beleza, Andrea Dores e a loja Closet Fab. 

Segundo a engenheira do Trabalho da Santa Casa Recife, Camila Quintino, a ação teve um resultado bastante positivo. Para ela, é fundamental abordar estes conteúdos de diferentes formas, facilitando, assim, o entendimento dos colaboradores sobre a importância da campanha. “Foi uma semana intensa em todas as unidades. Os funcionários tiveram curiosidades, tentaram participar dos momentos que a gente disponibilizou, e o nosso conteúdo foi muito explicativo”, disse. Camila também destacou que o câncer de mama pode acometer pessoas do sexo masculino. “A probabilidade para a mulher é maior, mas o homem também pode atribuir a doença”, explica. “Quando isso é relatado e explicado, as pessoas se assustam. A gente precisa começar a esclarecer isso no âmbito do trabalho”, concluiu. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama nos homens representa 1% do total de casos da doença. 

Neste mês de conscientização ao câncer de mama e de colo de útero, a Santa Casa Recife abriu 60 vagas de exames de mamografias gratuitos para as colaboradoras da instituição. Para a gerente de Gestão Hospitalar, Cléo Alves, o momento é de felicidade. “Estou muito feliz! É um ganho para as nossas colaboradoras”, disse. Os atendimentos serão realizados em parceria com a Prefeitura do Recife e acontecerão nos próximos dias 28 e 29 de outubro.

Confira algumas fotos: