Hospital Santo Amaro e Lar Padre Venâncio celebram a Semana da Enfermagem 2022

Hospital Santo Amaro e Lar Padre Venâncio celebram a Semana da Enfermagem 2022

Foi realizada, nas últimas quarta (18) e quinta-feira (19), a Semana da Enfermagem 2022 do Hospital Santo Amaro (HSA), que teve como tema este ano a frase “Enfermagem forte. Forte como um cacto!”. O evento contou com dinâmicas, rodas de conversa e distribuição de um mimo para as equipes de Enfermagem: um cacto feito artesanalmente, acompanhado de um poema especial sobre a profissão. A proposta da Semana foi, sobretudo, o fortalecimento de vínculos e o acolhimento desses profissionais, que fazem a maior parte do corpo de funcionários do hospital.

A gerente assistencial do HSA, Dayana Alexandre, resumiu os dois dias como “mágicos” e afirmou que a Semana da Enfermagem cumpriu o seu papel. “Foram dois dias intensos, mas foi possível sentir o time presente, uma energia mágica, que só quem viveu sabe explicar. Acredito que foi uma grande virada de chave para darmos continuidade a essa linda missão. Muita gratidão”, comemorou Dayana, que esteve à frente da organização do evento.

Na abertura, na quarta-feira (18), o superintendente geral da Santa Casa Recife, Genildo Lira, que é médico, lembrou a sua boa relação com a equipe de Enfermagem. “Eu aprendi a fazer curativo e drenar abscesso com uma enfermeira. Quero parabenizar todos vocês e desejar que sejam felizes e que se sintam realizados na profissão.  Vamos trabalhar para alavancar recursos e melhorar cada vez mais as condições para vocês”, afirmou.

A fase mais crítica da pandemia de Covid-19 foi uma das pautas mais abordadas durante os dois dias de ação. A supervisora de Enfermagem da UTI, Julyanna Laranjeira, homenageou os colegas que perderam as suas vidas por conta da doença: “Infelizmente perdemos colegas, mas Deus sabe de todas as coisas. Hoje estamos aqui com saúde, mais unidos, mais empáticos, então precisamos agradecer a cada um que se dedicou de forma diferente. Esse momento foi preparado de todo coração.

A técnica de Enfermagem Bianca Macedo também compartilhou suas lembranças e, fazendo alusão ao tema do evento, comparou o enfrentamento à pandemia como estar em um deserto. “A gente passou por tantas coisas na linha de frente. Vivemos todos os medos, principalmente o de levar a doença para a casa. Mas, mesmo assim, a gente estava aqui. Estava lutando. Então é como o cacto que está ali, na seca, mas que segue firme, esperando a sua hora de dar flores”, refletiu.

CGPV

No Centro Geriátrico Padre Venâncio (CGPV), também mantido pela Santa Casa Recife, houve comemoração em dose tripla na quinta-feira (19), com direito a bolo decorado e festa promovida pela gestão da unidade. A homenagem foi dedicada não só à equipe de enfermagem, mas aos demais profissionais que comemoram seus dias no mês de maio: assistentes sociais (15/05) e cozinheiros (10/05). Parabéns a todos!

Confira os melhores momentos da Semana da Enfermagem 2022 na Santa Casa:

Reveja o poema que ilustrou a Semana da Enfermagem 2022: