Carregando
Colaboradores da área de Limpeza do Hospital Santo Amaro atualizam conhecimentos com treinamento prático
24 Nov

Colaboradores da área de Limpeza do Hospital Santo Amaro atualizam conhecimentos com treinamento prático

Compartilhe esse artigo

Neste mês de novembro, os colaboradores do setor de Conservação e Limpeza do Hospital Santo Amaro (HSA) concluíram o treinamento de Procedimento Operacional Padrão (POP) de Higiene e Limpeza. A capacitação, que é composta por dez módulos, teve início em abril de 2021, sendo conduzida pela coordenadora de Hotelaria do HSA, Fabiana Lucena, além de contar com demonstrações práticas de uso de equipamentos por Ricardo Paraguai, supervisor de Conservação e Limpeza da instituição.

Segundo Fabiana Lucena, o treinamento aborda a padronização de cada etapa do processo de limpeza e desinfecção hospitalar, mostrando a importância do conhecimento das técnicas, tipos de limpeza e sua frequência, Planos de Contingência, uso de EPIs, técnica de higienização das mãos e outros assuntos. “Assim, contribuímos com a revisão dos processos, realinhamento e ampliação dos conhecimentos, ofertando qualidade nos serviços e segurança aos nossos clientes internos e externos, já que a Higiene e Limpeza é um grande e excelente parceiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o SCIH”, disse. 

Ainda de acordo com a coordenadora de Hotelaria, esta área trabalha na linha de frente no combate à sujidade e infecção, sendo fundamental na promoção de saúde do paciente e dos próprios colaboradores. “É o cartão de visita para todos que circulam em ambientes limpos, organizados e bem cuidados, oferecendo bem-estar e segurança”, disse. “Reconheço a Higiene e Limpeza como um setor extremamente importante”, completou Fabiana. 

Os conhecimentos proporcionados no treinamento foram enriquecedores para Luzinete Barbosa, auxiliar de Conservação e Limpeza do HSA. “Foi muito bom! Esse treinamento me ajudou muito. Hoje eu venho desenvolvendo o meu trabalho muito bem”, disse. “Aprendemos como usar o material, qual produto devemos usar para higienizar a cama e a área daquele paciente que está doente”, contou a colaboradora. De acordo com a auxiliar de Conservação e Limpeza, os aprendizados adquiridos são levados para além dos muros do hospital. “Eu venho botando em prática, não só no trabalho, mas em casa também”, finalizou. 

Confira algumas fotos: