Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine: novas instalações recebem bênção do arcebispo

Um novo serviço na área de Saúde foi apresentado pela Superintendência Geral da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na tarde da última sexta-feira (31/05). Batizada de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine, a unidade foi construída na Avenida Cruz Cabugá, no local que abrigava o Administrativo do Hospital Santo Amaro, ao qual será interligada. As novas instalações receberam a bênção do arcebispo de Olinda e Recife, e presidente da Santa Casa, Dom Fernando Saburido. Durante a solenidade, também estavam presentes o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, e a gerente geral de Regulação da Prefeitura do Recife, Mônica Lisboa, além de representantes do setor médico e colaboradores da Santa Casa.

Sem fins lucrativos, a unidade vai oferecer à população preços bem abaixo do mercado. “Aqui não será cobrado nada excessivo e todos os resultados financeiros serão canalizados para as nossas instituições de caridade”, afirmou o superintendente geral da Santa Casa, Raul Mariz. Ele também destacou os investimentos na infraestrutura. Segundo ele, o Dom Lamartine contará com um total de 28 leitos de enfermarias climatizadas, dez consultórios (com profissionais de 20 especialidades) e salas equipadas com alta tecnologia para realizar 16 tipos de exames diagnósticos diferentes, tais como tomografias, endoscopias, ultrassonografias, mamografias, ecocardiograma, entre outros. Haverá, ainda, centro cirúrgico e Day-Clinic.

HOSPITAL SANTO AMARO – Durante a solenidade, o superintendente geral da Santa Casa, Raul Mariz, também anunciou novidades no Hospital Santo Amaro. Uma delas é a chegada do novo serviço de hemodiálise, que atenderá 360 pacientes. “Serão 4900 sessões dialíticas por mês e orçamento previsto de 12 milhões de reais no ano”, disse. O HSA também contará com um novo serviço de ortopedia de alta complexidade, oferecido para o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade também deverá funcionar como hospital-escola para o curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. “A Santa Casa mantém uma parceria muito próxima com essas instituições, para que a gente consiga, cada vez mais, oferecer ao paciente do SUS toda aquela ação de amor, que é a prática de uma medicina decente”, concluiu Mariz. A parceria entre Unicap e Santa Casa, em 2014, possibilitou a criação das primeiras graduações de Medicina e Enfermagem oferecidas por uma instituição jesuíta no Brasil.

Dom Fernando Saburido conduz a bênção às novas instalações da Santa Casa
Representantes do setor médico e colaboradores da Santa Casa participaram da solenidade
Raul Mariz, superintendente da Santa Casa Recife, corta fita simbólica ao lado de convidados