Idosas de abrigo da Santa Casa Recife têm tarde especial a bordo de catamarã

Como parte das comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, moradoras do Centro Geriátrico Padre Venâncio, localizado no bairro da Várzea, tiveram uma tarde bem especial na última quarta-feira (23/10): a bordo de um catamarã, elas passearam pelo Rio Capibaribe, conhecendo (e reconhecendo) ruas, pontes e lindas paisagens da cidade do Recife. A ação foi organizada por voluntárias e parceiros do projeto Faça o Bem, que pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social dos idosos. Mantida pela Santa Casa de Misericórdia, o Centro Geriátrico Padre Venâncio acolhe 54 mulheres com mais de 65 anos, em situação de vulnerabilidade social, muitas delas sem nenhum vínculo familiar.

Um ônibus transportou as idosas do abrigo até o Restaurante Catamaran, onde foram servidos lanches e picolés. Às 16h, elas embarcaram no catamarã, recebendo balões cor de rosa, alusivos ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama. Dona Elaeci Alexandre, de 88 anos, era uma das mais animadas a bordo e estava encantada com o cenário do passeio. “Nunca tinha passeado de barco assim. É muito bonito. Está tudo maravilhoso”, disse. Dona Tereza Araújo, de 92 anos, estava meio apreensiva no começo do trajeto, mas depois se rendeu às belezas da paisagem. “Eu estava com medo, mas agora passou. É muito bonito de ver”, contou.

 

A diretora do Centro Geriátrico Padre Venâncio, Maria do Rosário, acompanhou de perto as assistidas: “Essa atividade foi muito boa, pois trouxe muitas alegrias para elas. E também para todos nós que fazemos o abrigo”. Para a gerente de Assistência Social e Educação da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura, a iniciativa é importante, pois estimula a interação das idosas com outras pessoas. “Conhecer outras paisagens, respirar outros ares… Isso traz um resultado muito bom para o comportamento delas, além da construção de novas memórias afetiva e ampliação da capacidade cognitiva”, comemora.

Ao fim do passeio, os participantes testemunharam um belíssimo por do sol, aproveitando para tirar muitas fotos. Ana Souto, uma das integrantes do Faça o Bem, agradeceu em nome do grupo e homenageou as idosas: “Elas nos ensinam muito”. Sobre o abrigo, Ana destacou a relação construída com a diretoria. “Desde o início, criamos uma relação de confiança com a diretora Rosário e com as idosas. Por isso, fazer ações beneficentes com elas já é um hábito nosso”, afirmou. A ação contou com o apoio da Lead! Hub, Criar Eventos, Sempre Comunicação, Arranjos Transforme Surpreenda, Boulevard Recepções, Sorvetes Milet, Star Turismo e Catamaran Tours.

Fotos/texto: Cínthia Carvalho/Comunicação Santa Casa Recife