Grupo Brincart: arte, humor e muito amor

Às segundas e sextas-feiras o nosso hospital está mais animado. O grupo BRINCART, formado por alunos de medicina da UNICAP está no hospital, atuando nas enfermarias e corredores, brincando com pacientes, interagindo com colaboradores e compartilhando alegria com todos. É assim que a diretora médica Roberta Almeida enxerga o trabalho: “O hospital por si só já tem um ambiente preocupante, você entra e não sabe o que vai acontecer, muitas vezes temos que lidar com a morte, então essa atividade quebra completamente a tensão, alivia os problemas e torna o espaço de todos que estão ali menos carregado.”

O trabalho é feito através da palhaçoterapia, técnica onde os estudantes se caracterizam com roupas, maquiagens e acessórios. Através de músicas, mímicas, contação de história e arte improvisada, arrancam risadas de todos que assistem atentos a cada gesto. Letícia Lima, que é membro da administração do projeto e estudante do 4° período de medicina afirma que a experiência é maravilhosa: “Já faz um ano e meio que participo e o projeto mudou a minha forma de ver e de cuidar do paciente. Pra mim é a melhor parte da faculdade e eu sou extremamente apaixonada.”

Ainda segundo Letícia, os estudantes são selecionados a partir do 2° período e os critérios são subjetivos. A ideia é que a pessoa não tenha nenhuma experiência e venha neutro mesmo, preparado pra se surpreender e descobrir o melhor de si na própria atuação. Gustavo Souza, do 2° período conta sua experiência: “Era um projeto que eu não dava nada, mas que agora vem tornando minhas sextas-feiras singulares. Cada dia com novas experiências que levarei pra toda minha vida, já que acabo me tornando de um jogador de futebol em véspera de uma final, até um “homem” mais velho e “barbudo” que cuida das irmãs que dão muito trabalho. Em cada atuação conheço pessoas exemplares e posso afirmar com convicção que esse projeto me faz crescer como ser humano e também como um palhaço.”
O BRINCART surgiu em 2016 como extensão do curso de medicina da UNICAP, é coordenado pelo professor e pediatra Álvaro Vieira de Melo e atua nos hospitais Maria Lucinda e Santo Amaro.

Postado por: admin