Cortina do Abraço: ação no Lar Padre Venâncio é destaque de capa no Diario de PE

O abraço de Dona Elaeci na sobrinha, depois de meses de saudade, estampou a capa do Diario de Pernambuco deste fim de semana. O reencontro foi possível graças a uma ação que chegou ao Recife e levou às idosas do Centro Geriátrico Padre Venâncio mais afeto, afagos e algumas lágrimas de felicidade. O jornal trouxe a matéria “Todo amor do mundo em um simples abraço”, da jornalista Marcionila Teixeira, que descreve como foi a instalação da “Cortina do Abraço” no abrigo de idosos mais antigo de Pernambuco, que é mantido pela Santa Casa de Misericórdia. A unidade precisou suspender as visitas de familiares para garantir a segurança das idosas durante a pandemia de Covid-19.

A iniciativa é da rede Sodiê Doces e foi uma forma segura encontrada para distribuir amor para os idosos e, claro, proporcionar um momento doce com a distribuição também de bolos. “Ser idoso no Brasil já é muito triste e ainda não poder receber um abraço de quem amamos há meses, é desolador. Essa ação foi pensada para dar um pouco de amor e carinho para os nossos idosos que estão tão fragilizados nesta fase de isolamento social. E Recife não poderia ficar de fora”, explica Cleusa Maria da Silva, fundadora do projeto que vem sendo realizado em diversas capitais do Brasil.

A cortina permanecerá no local por período indeterminado, garantindo conforto emocional aos idosos, tão carentes da companhia e das visitas familiares. As peças são confeccionadas com um plástico muito resistente, que não permite que haja o contato físico entre as pessoas, mas garante um abraço caloroso e com muita segurança. A cada abraço, os protocolos de higienização são rigorosamente cumpridos.

Confira na íntegra a matéria da jornalista Marcionila Teixeira, que foi capa do Diario de Pernambuco dos dias 8 e 9 de agosto:
A novidade atraiu a imprensa e foi destaque também em outros portais e na programação das TVs locais. Veja abaixo:

Usando cortinas de plástico para evitar Covid-19, idosos abraçam familiares em reencontro em abrigo | G1 Pernambuco
Iniciativa abraça idosos através de cortinas e garante afeto e proteção durante pandemia | NE 10
Cortina do Abraço leva carinho a idosos que vivem em abrigos do Recife | TV Jornal/SBT
Uma sexta-feira repleta de abraços em um abrigo de idosos na Várzea | Diario de Pernambuco Online
Jornal da Tribuna