Colaboradores praticam ginástica laboral

As aulas têm duração de 15 minutos em média e consistem em alongamentos e mobilizações das estruturas do corpo

Proporcionar bem-estar ao trabalhador. Esse é o objetivo das aulas de ginástica laboral associada a orientações posturais e ergonomia e das palestras educativas realizadas pela turma de fisioterapia da Uninassau para os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia.

Entre os dias 14 e 19 de março aconteceu o Special Day. Trata-se de um dia especial para o colaborador, promovendo maior interação e entretenimento entre a equipe. “A prática de exercícios regulares sucede melhoria na saúde, colabora com a prevenção, redução ou controle de patologias relacionadas ao sedentarismo como patologias cardiovasculares, sobrepeso, diabetes, osteoporose, como também transtornos emocionais, como ansiedade e depressão”, ressalta a coordenadora de fisioterapia do Hospital Santo Amaro, Glívia Barros. A aluna de fisioterapia, Carla Kimberly, também destaca seu ponto de vista acerca da iniciativa. “A atividade proporciona a prevenção de doenças do trabalho”, aponta.

As aulas de ginástica laboral, que têm duração média de 15 minutos, consistem em alongamentos e mobilizações das estruturas que serão mais acometidas durante o trabalho, além de exercícios para equilíbrio e postura. Para o coordenador de custos e orçamento da Santa Casa, Pedro Correia, a iniciativa tem sido um aprendizado também. “Identificamos que é preciso fazer pequenas correções em nossa postura nas atividades diárias. Com isso, evitamos problemas musculares e ósseos’’, destaca.

Além do Special Day, em paralelo, acontecem aulas práticas de fisioterapia voltadas para a saúde do trabalhador, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. “Esse projeto atual tem como finalidade não só a implementação da ginástica laboral, como também orientações sobre postura e ergonomia no trabalho”, completa a preceptora e fisioterapeuta, Deborah Angeiras.