Amaro Lins, ex-reitor da UFPE, assume a superintendência geral da Santa Casa Recife

A Santa Casa de Misericórdia do Recife conta, a partir de outubro, com um novo superintendente geral. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (30/09) pelo arcebispo de Olinda e Recife e presidente da instituição, dom Fernando Saburido. Diretores e colaboradores se reuniram na capela do Hospital Santo Amaro para conhecer o novo gestor, o engenheiro Amaro Henrique Pessoa Lins, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na apresentação, estavam presentes o vigário geral, monsenhor Luciano Brito, o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, além de representantes do Conselho Econômico da Arquidiocese. A posse de Amaro Lins deve ocorrer ainda nesta semana.

Dom Fernando anuncia novo gestor para colaboradores da Santa Casa

A escolha, segundo Dom Fernando, levou em consideração a vasta experiência de Amaro Lins e seu conhecimento nas demais áreas de atendimento da Santa Casa, como educação e assistência social. “Hoje é um dia muito especial para a Santa Casa de Misericórdia e suas instituições. Amaro foi reitor da UFPE por oito anos, período em que a instituição se expandiu. Além disso, é um cristão, um homem de fé. Fiquei contente porque ele entende essa nomeação como uma missão”, destacou dom Fernando. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer ao médico Raul Mariz, que esteve por quase dois anos no cargo. “Agradeço a Dr. Raul por todo bem que ele realizou aqui na Santa Casa, ao seu apoio a todos os projetos que pensamos e também pela amizade”, disse.

Em um discurso emocionado, o professor Amaro Lins agradeceu pelo convite e compartilhou sua visão e planos para a gestão. “É com muita alegria, grande compromisso e com esperança que inicio esse projeto, que não é apenas humano, mas também divino. A Santa Casa é reconhecida pelo excelente trabalho que tem desenvolvido. Sei que a responsabilidade é grande. Coloco à disposição da instituição toda a experiência que adquiri ao longo da vida, que vou dedicar a todas as atividades e, sobretudo, ao atendimento das pessoas desprovidas de recursos, que precisam de um olhar mais humano”, afirmou.

Para o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, Amaro Lins agrega outros valores à Santa Casa, por ser um homem público e com trabalho reconhecido em todo o país. Ele também lembrou que a experiência de Amaro Lins na condução do Hospital das Clínicas, que é vinculado à UFPE, contribuirá para a ampliação da parceria que existe entre a Santa Casa de Misericórdia e o curso de Medicina da Unicap. “Queremos tornar o Hospital Santo Amaro um hospital universitário, então alguém que já tem experiência nisso contribuirá muito”, ressaltou. Padre Pedro também comentou o lado humano do professor: “É uma pessoa capaz de se comover e também de muita fé. Um homem de Deus”.

O professor Amaro Henrique Pessoa Lins é recifense, tem 65 anos e se aposentou há dois anos por tempo de serviço na UFPE, onde foi reitor por dois mandatos, no período de 2003 a 2011. É formado em Engenharia Civil pela UFPE, tem mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ/Universidade de Oxford, na Inglaterra, além de pós-doutorado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Durante o seu reitorado, a UFPE passou por expansão, com a instalação do Centro Acadêmico de Vitória (em Vitória de Santo Antão), e do Centro Acadêmico do Agreste (em Caruaru), colaborando para a interiorização da Universidade. O Campus Recife foi ampliado, com 18 novos cursos.

No período de 2008 a 2009, Amaro Lins também presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Atuou como secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), entre 2012 a 2013; e ainda foi coordenador-geral da Representação Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Diretores e representantes do Conselho Econômico da Arquidiocese de Olinda e Recife dão as boas vindas ao novo superintendente geral da Santa Casa, Amaro Lins

Texto: Comunicação Santa Casa Recife
Fotos: Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife