Abrigos de idosos da Santa Casa entram em clima de Carnaval

O Centro Geriátrico Padre Venâncio entrou em ritmo de frevo na 2ª edição do Bailinho das Poderosas, promovido pelo grupo voluntário Faça o Bem, na tarde desta quarta-feira (12/02). As idosas usaram adereços, cantaram e dançaram ao som de Nena Queiroga e do Coral Edgard Moraes.

Representando a Santa Casa Recife, a gerente de Educação e Assistência Social, Esmeralda Moura, agradeceu às voluntárias e enfatizou a importância da doação, sobretudo de amor e afeto. “Aqui em nosso abrigo, como também nas demais unidades, não precisamos apenas de recursos financeiros, mas de presença, de pessoas que venham fazer companhia e proporcionar momentos como este. Essa acolhida acontece vários momentos durante o ano e no Carnaval não poderia ser diferente”, destacou.

Segundo a diretora do Centro Geriátrico Padre Venâncio, Maria do Rosário, o Bailinho é uma das festas mais aguardadas do ano pelas idosas. “Esse evento traz muita alegria para todos nós e, principalmente, para as idosas. Muitas delas passam os dias esperando visitas, que quase não aparecem. Então essa comemoração é muito boa”, conta. “Eu gosto muito de Carnaval, pena que não posso me esbaldar como antigamente. Esse baile é bem bonito e animado. Sou muito feliz aqui”, disse Dona Elaeci Alexandre, de 89 anos.

A empresária Ana Souto, uma das integrantes do grupo Faça o Bem, afirma que a relação com o abrigo já dura mais de cinco anos: “Aqui, todas as idosas são mulheres, algumas com mais de 100 anos. E é uma instituição filantrópica, que vive de doações, por isso organizamos essa festa com todo amor. Agradeço a todos os parceiros que nos ajudam a promover esse baile tão especial. Todos vêm participar de coração”.

Participante pelo segundo ano, a cantora Nena Queiroga falou sobre a importância do bailinho para trabalhar o lúdico das idosas e resgatar os carnavais de antigamente: “Além de reavivar a memória delas, lembrar os carnavais saudosos, a festa também serve para trazer, para as novas e futuras gerações, a beleza dos nossos clássicos, das marchinhas, a alegria do Galo da Madrugada e dos blocos líricos”.

FOLIA SOLIDÁRIA
Já no Abrigo São Francisco de Assis, em Palmares (PE), a folia será no dia 1º de março, com o objetivo de arrecadar recursos para a reformar o casarão que acolhe cerca de 30 idosos. Os ingressos custam R$ 5. Mais informações: (81) 3661-1523.

Confira algumas fotos do Bailinho das Poderosas:

Texto: Comunicação Santa Casa Recife
Fotos: Gleyson Ramos